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dc.contributorNunes Júnior, Edson Gonçalvespt_BR
dc.contributorSilva, Eli Ederson de Deus dapt_BR
dc.contributorBatista, Elvis Rodriguespt_BR
dc.contributorGonçalves, Jessica Pereirapt_BR
dc.contributorGonçalves, Júlio Césarpt_BR
dc.contributor.advisorWildauer, Egon Walter, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-17T19:30:14Z
dc.date.available2025-01-17T19:30:14Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94437
dc.descriptionAutores: Edson Gonçalves Nunes Júnior, Eli Ederson de Deus da Silva, Elvis Rodrigues Batista, Jessica Pereira Gonçalves, Júlio César Gonçalvespt_BR
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Egon Walter Wildauerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Beltpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A força radial é a força perpendicular ao eixo de rotação do pneu e é essencial para avaliar a uniformidade e o balanceamento, influenciando diretamente o conforto e a segurança do veículo. Durante a fabricação de pneus, observa-se uma variação significativa na força radial, resultando em produtos que não atendem às especificações de qualidade e requisitos do cliente. Essa variação representa um desafio, pois compromete a qualidade, aumenta os custos de retrabalho e gera problemas relacionados à logística reversa e ao descarte adequado dos pneus não conformes, e o descarte inadequado pode causar impactos ambientais negativos e custos elevados. Para abordar estas questões, o presente estudo analisa relatórios históricos de rejeição de pneus nos últimos anos de empresa parceira, e utiliza a metodologia DMAIC, além de ferramentas como: Estatística Descritiva, Regressão Linear de Múltiplas Variáveis, tendo como principal objetivo identificar os principais fatores que afetam a variabilidade da força radial, permitindo o desenvolvimento de estratégias para otimizar o processo de fabricação. Com o estudo realizado, foi possível identificar que uma das principais causas de efeito, era a despadronização da velocidade de extrusão, e como uma das medidas de melhoria a padronização da velocidade dos equipamentos a 27 Hz estabilizou parâmetros críticos, com intervenções precisas nas variáveis críticas da região do talão, resultando em uma redução de 25,64% nas rejeições por uniformidade, correspondente à 594 pneus. A aplicação da Regressão Linear de Múltiplos Fatores, com R² de 89,14%, garantiu a robustez dos resultados. Observou-se a eficácia da metodologia utilizada, ao obter-se uma redução significativa de refugos de pneus e consequentes impactos ambientais, alcançando 93,95% da meta financeira proposta, com apenas 10/12 meses da melhoria implantada, alinhando o processo às expectativas do mercado e requisitos do clientept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPneuspt_BR
dc.subjectAnálise de regressão (Matemática)pt_BR
dc.subjectProcessos de fabricaçãopt_BR
dc.subjectEficiencia industrialpt_BR
dc.titleOtimização do processo de fabricação de pneus : redução da variação na força radialpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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