dc.contributor | Nunes Júnior, Edson Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor | Silva, Eli Ederson de Deus da | pt_BR |
dc.contributor | Batista, Elvis Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor | Gonçalves, Jessica Pereira | pt_BR |
dc.contributor | Gonçalves, Júlio César | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Wildauer, Egon Walter, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-17T19:30:14Z | |
dc.date.available | 2025-01-17T19:30:14Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94437 | |
dc.description | Autores: Edson Gonçalves Nunes Júnior, Eli Ederson de Deus da Silva, Elvis Rodrigues Batista, Jessica Pereira Gonçalves, Júlio César Gonçalves | pt_BR |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Egon Walter Wildauer | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Belt | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A força radial é a força perpendicular ao eixo de rotação do pneu e é essencial para avaliar a uniformidade e o balanceamento, influenciando diretamente o conforto e a segurança do veículo. Durante a fabricação de pneus, observa-se uma variação
significativa na força radial, resultando em produtos que não atendem às especificações de qualidade e requisitos do cliente. Essa variação representa um desafio, pois compromete a qualidade, aumenta os custos de retrabalho e gera problemas relacionados à logística reversa e ao descarte adequado dos pneus não conformes, e o descarte inadequado pode causar impactos ambientais negativos e custos elevados. Para abordar estas questões, o presente estudo analisa relatórios históricos de rejeição de pneus nos últimos anos de empresa parceira, e utiliza a metodologia DMAIC, além de ferramentas como: Estatística Descritiva, Regressão Linear de Múltiplas Variáveis, tendo como principal objetivo identificar os principais fatores que afetam a variabilidade da força radial, permitindo o desenvolvimento de estratégias para otimizar o processo de fabricação. Com o estudo realizado, foi possível identificar que uma das principais causas de efeito, era a despadronização da velocidade de extrusão, e como uma das medidas de melhoria a padronização da velocidade dos equipamentos a 27 Hz estabilizou parâmetros críticos, com intervenções precisas nas variáveis críticas da região do talão, resultando em uma redução de 25,64% nas rejeições por uniformidade, correspondente à 594 pneus. A aplicação da Regressão Linear de Múltiplos Fatores, com R² de 89,14%, garantiu a robustez dos resultados. Observou-se a eficácia da metodologia utilizada, ao obter-se uma redução significativa de refugos de pneus e consequentes impactos ambientais, alcançando 93,95% da meta financeira proposta, com apenas 10/12 meses da melhoria implantada, alinhando o processo às expectativas do mercado e requisitos do cliente | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pneus | pt_BR |
dc.subject | Análise de regressão (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Processos de fabricação | pt_BR |
dc.subject | Eficiencia industrial | pt_BR |
dc.title | Otimização do processo de fabricação de pneus : redução da variação na força radial | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |