Otimização do processo de fabricação de pneus : redução da variação na força radial
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Data
2024Autor
Nunes Júnior, Edson Gonçalves
Silva, Eli Ederson de Deus da
Batista, Elvis Rodrigues
Gonçalves, Jessica Pereira
Gonçalves, Júlio César
Wildauer, Egon Walter, 1969-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0
Metadata
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Resumo: A força radial é a força perpendicular ao eixo de rotação do pneu e é essencial para avaliar a uniformidade e o balanceamento, influenciando diretamente o conforto e a segurança do veículo. Durante a fabricação de pneus, observa-se uma variação
significativa na força radial, resultando em produtos que não atendem às especificações de qualidade e requisitos do cliente. Essa variação representa um desafio, pois compromete a qualidade, aumenta os custos de retrabalho e gera problemas relacionados à logística reversa e ao descarte adequado dos pneus não conformes, e o descarte inadequado pode causar impactos ambientais negativos e custos elevados. Para abordar estas questões, o presente estudo analisa relatórios históricos de rejeição de pneus nos últimos anos de empresa parceira, e utiliza a metodologia DMAIC, além de ferramentas como: Estatística Descritiva, Regressão Linear de Múltiplas Variáveis, tendo como principal objetivo identificar os principais fatores que afetam a variabilidade da força radial, permitindo o desenvolvimento de estratégias para otimizar o processo de fabricação. Com o estudo realizado, foi possível identificar que uma das principais causas de efeito, era a despadronização da velocidade de extrusão, e como uma das medidas de melhoria a padronização da velocidade dos equipamentos a 27 Hz estabilizou parâmetros críticos, com intervenções precisas nas variáveis críticas da região do talão, resultando em uma redução de 25,64% nas rejeições por uniformidade, correspondente à 594 pneus. A aplicação da Regressão Linear de Múltiplos Fatores, com R² de 89,14%, garantiu a robustez dos resultados. Observou-se a eficácia da metodologia utilizada, ao obter-se uma redução significativa de refugos de pneus e consequentes impactos ambientais, alcançando 93,95% da meta financeira proposta, com apenas 10/12 meses da melhoria implantada, alinhando o processo às expectativas do mercado e requisitos do cliente