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    Otimização do processo de fabricação de pneus : redução da variação na força radial

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    R - E - EDSON GONCALVES NUNES JUNIOR.pdf (2.027Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Nunes Júnior, Edson Gonçalves
    Silva, Eli Ederson de Deus da
    Batista, Elvis Rodrigues
    Gonçalves, Jessica Pereira
    Gonçalves, Júlio César
    Wildauer, Egon Walter, 1969-
    Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A força radial é a força perpendicular ao eixo de rotação do pneu e é essencial para avaliar a uniformidade e o balanceamento, influenciando diretamente o conforto e a segurança do veículo. Durante a fabricação de pneus, observa-se uma variação significativa na força radial, resultando em produtos que não atendem às especificações de qualidade e requisitos do cliente. Essa variação representa um desafio, pois compromete a qualidade, aumenta os custos de retrabalho e gera problemas relacionados à logística reversa e ao descarte adequado dos pneus não conformes, e o descarte inadequado pode causar impactos ambientais negativos e custos elevados. Para abordar estas questões, o presente estudo analisa relatórios históricos de rejeição de pneus nos últimos anos de empresa parceira, e utiliza a metodologia DMAIC, além de ferramentas como: Estatística Descritiva, Regressão Linear de Múltiplas Variáveis, tendo como principal objetivo identificar os principais fatores que afetam a variabilidade da força radial, permitindo o desenvolvimento de estratégias para otimizar o processo de fabricação. Com o estudo realizado, foi possível identificar que uma das principais causas de efeito, era a despadronização da velocidade de extrusão, e como uma das medidas de melhoria a padronização da velocidade dos equipamentos a 27 Hz estabilizou parâmetros críticos, com intervenções precisas nas variáveis críticas da região do talão, resultando em uma redução de 25,64% nas rejeições por uniformidade, correspondente à 594 pneus. A aplicação da Regressão Linear de Múltiplos Fatores, com R² de 89,14%, garantiu a robustez dos resultados. Observou-se a eficácia da metodologia utilizada, ao obter-se uma redução significativa de refugos de pneus e consequentes impactos ambientais, alcançando 93,95% da meta financeira proposta, com apenas 10/12 meses da melhoria implantada, alinhando o processo às expectativas do mercado e requisitos do cliente
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94437
    Collections
    • Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificação Black Belt [61]

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