Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTetto, Alexandre França, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.creatorMachado, Carina Coutopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-14T14:44:03Z
dc.date.available2025-01-14T14:44:03Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94381
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Alexandre França Tettopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Práticas ambientalmente responsáveis dependem de percepção e conscientização ambiental. Essa percepção é moldada por experiências e interações do indivíduo com o ambiente que o rodeia, contribuindo para criação de valores que refletirão em atitudes responsáveis com o ambiente. A educação ambiental se apresenta como um importante instrumento de conscientização, pois suas práticas educativas conseguem conscientizar o indivíduo sobre o modelo de degradação ambiental vigente, e este passa a repensar suas práticas. O presente artigo caracteriza e detalha as ações de educação ambiental realizadas em três escolas municipais da cidade de Três Rios, RJ, além de apresentar as justificativas e objetivos das escolas com as ações realizadas. Dentre as ações destacam-se cultivo horta orgânica, coleta seletiva de resíduos, dentre outros. Os projetos envolvem toda comunidade acadêmica, porém a forma de interação é adaptada ao nível dos discentes. Em alguns projetos há participação da comunidade externa e familiares, aumentando o nível de abrangência das ações de educação ambientalpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Environmentally responsible practices depend on perception and environmental awareness. Such perception is shaped by experiences and individuals’ interactions with their surrounding environment, contributing for the creation of values that will result in responsible attitudes towards environment. Environmental Education is presented as an important instrument of awareness, since its educational practices are able to make individuals aware of the model of environmental degradation in course presently, rethinking their own practices. The present article characterizes and details environmental actions performed in three county schools in the city of Três Rios, RJ, and also presents the justifications and aims of schools with those actions. Among the actions, an organic vegetable garden, a selective waste collection are especially important, among others. The projects involve all the academic community, the ways of interaction, although, are adapted according to the level of the students. In some projects, there is participation of the external community and families, increasing the level of coverage of the environmental education actionspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.titleAções de educação ambiental desenvolvidas pela escolas municipais de Três Rios/RJpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples