dc.contributor.advisor | Tetto, Alexandre França, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.creator | Machado, Carina Couto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-14T14:44:03Z | |
dc.date.available | 2025-01-14T14:44:03Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94381 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre França Tetto | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Práticas ambientalmente responsáveis dependem de percepção e conscientização ambiental. Essa percepção é moldada por experiências e interações do indivíduo com o ambiente que o rodeia, contribuindo para criação de valores que refletirão em atitudes responsáveis com o ambiente. A educação ambiental se apresenta como um importante instrumento de conscientização, pois suas práticas educativas conseguem conscientizar o indivíduo sobre o modelo de degradação ambiental vigente, e este passa a repensar suas práticas. O presente artigo caracteriza e detalha as ações de educação ambiental realizadas em três escolas municipais da cidade de Três Rios, RJ, além de apresentar as justificativas e objetivos das escolas com as ações realizadas. Dentre as ações destacam-se cultivo horta orgânica, coleta seletiva de resíduos, dentre outros. Os projetos envolvem toda comunidade acadêmica, porém a forma de interação é adaptada ao nível dos discentes. Em alguns projetos há participação da comunidade externa e familiares, aumentando o nível de abrangência das ações de educação ambiental | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Environmentally responsible practices depend on perception and environmental awareness. Such perception is shaped by experiences and individuals’ interactions with their surrounding environment, contributing for the creation of values that will result in responsible attitudes towards environment. Environmental Education is presented as an important instrument of awareness, since its educational practices are able to make individuals aware of the model of environmental degradation in course presently, rethinking their own practices. The present article characterizes and details environmental actions performed in three county schools in the city of Três Rios, RJ, and also presents the justifications and aims of schools with those actions. Among the actions, an organic vegetable garden, a selective waste collection are especially important, among others. The projects involve all the academic community, the ways of interaction, although, are adapted according to the level of the students. In some projects, there is participation of the external community and families, increasing the level of coverage of the environmental education actions | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Conscientização | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.title | Ações de educação ambiental desenvolvidas pela escolas municipais de Três Rios/RJ | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |