Repercussão do empreendedorismo cultural para as mulheres do Quilombo Boa Vista, localizado no município de Oriximiná, Pará
Resumo
Resumo: Objetivou-se conhecer a repercussão do empreendedorismo entre as mulheres da comunidade quilombola Boa Vista. Ao todo, 10 mulheres participaram de uma entrevista conduzida por um questionário elaborado para estabelecer seu perfil socioeconômico, identificar suas ações empreendedoras, e conhecer, na percepção delas, quais os resultados alcançados através de atividades empreendedoras, levando em consideração os aspectos sociais e ambientais e quais incentivos foram percebidos pela comunidade em geral. Quanto ao perfil socioeconômico, 100% das entrevistadas se autodeclaram mulheres pretas, sendo a maioria com idade entre 20 e 59 anos, nível de escolaridade até o ensino médio completo, união estável como estado civil e renda média mensal de até um saláriomínimo. Quanto as ações empreendedoras, mais de 60% delas comercializam biojóias ou artesanatos, sendo a matéria prima para produzir as peças retirada, sobretudo, da natureza. Elas declararam que os produtos que comercializam contribuem para o sustento da família, bem como consideram que eles representam a sua comunidade. Quanto ao empreendedorismo, elas relataram que através dele conseguiram maior representatividade, empoderamento, renda extra para a família, aprimoramento de técnicas e conhecimentos. Quanto à percepção das pessoas da comunidade, elas destacam que é necessário maior valorização dos saberes tradicionais e reconhecimento da cultura local. Ademais, para elas, a cultura quilombola significa representatividade, identidade, resgate de tradição, vida, costumes, luta, valor, dança, força e união. Durante as entrevistas, elas destacaram as dificuldades vivenciadas e a forte conexão com seus antepassados, memórias e ancestralidade, presentes inclusive nas suas ações empreendedoras, sendo um meio de preservar as tradições vivenciadas no quilombo. Nesse processo, nota-se a contribuição do empreendedorismo cultural, visto que a identidade quilombola repercutiu sobremaneira na produção dos artesanatos. Abstract: The study aimed to understand the impact of entrepreneurship among women in the Boa Vista quilombola community. In total, 10 women participated in an interview conducted using a questionnaire designed to establish their socioeconomic profile, identify their entrepreneurial actions, and find out, in their perception, the results achieved through entrepreneurial activities, considering social and environmental aspects and what incentives were perceived by the community at large. Regarding the socioeconomic profile, 100% of the interviewees declared themselves to be black women, with the majority being between 20 and 59 years old, with a level of education up to complete secondary education, a stable union as their marital status and an average monthly income of up to one minimum wage. As for entrepreneurial actions, more than 60% them sell biojewelry or handicrafts, with the raw material to produce the pieces taken, above all, from nature. They declared the products they sell contribute to the family's livelihood, and consider they represent their community. As for entrepreneurship, they reported that through it they achieved greater representation, empowerment, extra income for the family, improvement of techniques and knowledge. Regarding the perception of people in the community, they emphasized there is a need for greater appreciation of traditional knowledge and recognition of local culture. Furthermore, for them, quilombola culture means representation, identity, rescue of tradition, life, customs, struggle, value, dance, strength, and union. During the interviews, they highlighted the difficulties they experienced and the strong connection with their ancestors, memories, and ancestry, present even in their entrepreneurial actions, being a means of preserving the traditions experienced in the quilombo. In this process, the contribution of cultural entrepreneurship is notable, as the quilombola identity had a major impact on the production of handicrafts.