Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBastos, Jorge Tiago, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbanopt_BR
dc.creatorMonteiro, Alexandre Schipitoskipt_BR
dc.date.accessioned2025-01-07T20:32:00Z
dc.date.available2025-01-07T20:32:00Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94192
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jorge Tiago Bastospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 02/09/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Planejamento Urbanopt_BR
dc.description.abstractResumo: A velocidade é um dos principais fatores de risco para a ocorrência e severidade dos sinistros de trânsito. A gestão de velocidades é tarefa central na abordagem dos Sistemas Seguros, particularmente no meio urbano, onde os conflitos entre usuários motorizados e usuários vulneráveis são frequentes. Neste cenário, velocidades mais elevadas são em geral praticadas em vias com hierarquia superior, como as vias arteriais. No entanto, as vias locais, em geral com menor demanda e menor nível de controle, também podem ser cenários propícios para a prática de velocidades inseguras no meio urbano. Este estudo teve como objetivo analisar a influência de fatores viários na prática de velocidades inseguras em vias locais da cidade de Curitiba. A metodologia incluiu (a) o levantamento de fatores viários referentes à operação da via (tipo de sinalização, sentido de fluxo, número de faixas, presença de radares) e à infraestrutura (comprimento da quadra, tipo de pavimento, greide e presença de medida de traffic calming); (b) a obtenção de dados naturalísticos de velocidade praticada segundo a segundo; e (c) a aplicação da modelagem de regressão logística binária para medir a influência das variáveis explicativas (fatores viários) sobre a variável resposta (estar ou não abaixo de determinada velocidade de referência. Os resultados estatisticamente significativos a um nível de confiança de 95% indicaram que, em relação a vias com uma faixa, o aumento do número de faixas resultou em um aumento da probabilidade de velocidades superiores a 30 km/h em 44% para duas faixas, 62% para três faixas, 60% para quatro faixas e 66% para cinco faixas. Outros fatores que aumentaram a probabilidade de praticar velocidades acima de 30 km/h foram o pavimento de bloco intertravado (52% maior em relação ao asfalto), o aumento de 50 metros no comprimento da via (23% maior) e vias em declive (15% em relação ao perfil plano). Fatores que resultaram em aumento da probabilidade de manter a velocidade abaixo do valor de referência de 30 km/h foram o pavimento de paralelepípedo (2,9 vezes maior em relação ao asfalto), presença de lombada (90% maior), presença de travessia elevada (40% maior), presença de radar (40% maior), presença de sinalização semafórica (3,2 vezes maior em relação à preferencial) e presença de placa de pare (3,1 vezes maior em relação à preferencial)pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Speed is one of the main risk factors for the occurrence and severity of traffic crashes. Speed management is a central task in the Safe System approach, particularly in urban areas where conflicts between motorized and vulnerable road users are frequent. In this context, higher speeds are generally observed on roads with a higher hierarchy, such as arterial roads. However, local roads, typically with lower traffic demand and less control, can also be prone to unsafe speeds in urban environments. This study aimed to analyze the influence of road factors on the occurrence of unsafe speeds on local roads in the city of Curitiba. The methodology included (a) data collection of road factors related to road operation (control type, flow direction, number of lanes, presence of speed cameras) and infrastructure (block length, pavement type, grade, and presence of traffic calming measures); (b) the acquisition of naturalistic speed data recorded second by second; and (c) the application of binary logistic regression modeling to measure the influence of explanatory variables (road factors) on the response variable (whether or not the speed is below a given reference speed). The statistically significant results at a 95% confidence level indicated that, compared to single-lane roads, an increase in the number of lanes led to an increased likelihood of speeds exceeding 30 km/h by 44% for two lanes, 62% for three lanes, 60% for four lanes, and 66% for five lanes. Other factors that increased the likelihood of exceeding speeds above 30 km/h were paving stones (52% higher compared to asphalt), a 50-meter increase in road length (23% higher), and downhill roads (15% higher compared to flat profiles). Factors that resulted in an increased likelihood of maintaining speeds below the reference value of 30 km/h were sett pavement (2.9 times higher compared to asphalt), the presence of speed bumps (90% higher), raised crosswalks (40% higher), speed cameras (40% higher), traffic lights (3.2 times higher compared to stop signs), and stop signs (3.1 times higher compared to yield signs)pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVelocidadept_BR
dc.subjectLevantamentos de transitopt_BR
dc.subjectTransito - Fluxopt_BR
dc.subjectMotoristaspt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.titleFatores determinantes para a velocidade praticada em vias locais baseado em dados naturalísticospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples