Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinto, José Simão de Paula, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorCardoso, Pedro Eduardo Galvãopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-03T15:26:50Z
dc.date.available2025-01-03T15:26:50Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94109
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Simão de Paula Pintopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das fake news e da desinformação na vida das crianças que utilizam a internet, propondo, a partir dessa análise, o desenvolvimento de um aplicativo educacional voltado para a prevenção desses fenômenos. O estudo destaca a vulnerabilidade das crianças no ambiente digital e a crescente exposição a informações falsas, que podem comprometer o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens usuários. A revisão teórica abrange conceitos como fake news, desinformação e educação midiática, além de analisar os principais instrumentos informacionais disponíveis na internet. A proposta final deste trabalho é o desenvolvimento conceitual de um aplicativo educativo, utilizando-se da gamificação e com dois jogos interativos, auxiliando na proteção das crianças contra as fake news, promovendo o pensamento crítico desde cedo. Este trabalho, portanto, busca contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e capaz de lidar com os desafios da era digitalpt_BR
dc.description.abstractAbstract : The aim of this study is to investigate the impact of fake news and misinformation on the lives of children who use the internet and, based on this analysis, to propose the development of an educational app aimed at preventing these phenomena. The study highlights the vulnerability of children in the digital environment and the growing exposure to false information, which can compromise the cognitive and emotional development of young users. The theoretical review covers concepts such as fake news, disinformation and media education, as well as analyzing the main information tools available on the internet. The final proposal of this work is the conceptual development of an educational app, using gamification and two interactive games, helping to protect children from fake news, promoting critical thinking from an early age. This work, therefore, seeks to contribute to building a more informed society capable of dealing with the challenges of the digital agept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEducação midiáticapt_BR
dc.titleFake news e desinformação como instrumento informacional : modelagem de um aplicativo de prevenção para criançaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples