• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Fake news e desinformação como instrumento informacional : modelagem de um aplicativo de prevenção para crianças

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    PEDRO-EDUARDO-GALVAO-CARDOSO.pdf (1.449Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Cardoso, Pedro Eduardo Galvão
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho tem como objetivo investigar o impacto das fake news e da desinformação na vida das crianças que utilizam a internet, propondo, a partir dessa análise, o desenvolvimento de um aplicativo educacional voltado para a prevenção desses fenômenos. O estudo destaca a vulnerabilidade das crianças no ambiente digital e a crescente exposição a informações falsas, que podem comprometer o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens usuários. A revisão teórica abrange conceitos como fake news, desinformação e educação midiática, além de analisar os principais instrumentos informacionais disponíveis na internet. A proposta final deste trabalho é o desenvolvimento conceitual de um aplicativo educativo, utilizando-se da gamificação e com dois jogos interativos, auxiliando na proteção das crianças contra as fake news, promovendo o pensamento crítico desde cedo. Este trabalho, portanto, busca contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e capaz de lidar com os desafios da era digital
     
    Abstract : The aim of this study is to investigate the impact of fake news and misinformation on the lives of children who use the internet and, based on this analysis, to propose the development of an educational app aimed at preventing these phenomena. The study highlights the vulnerability of children in the digital environment and the growing exposure to false information, which can compromise the cognitive and emotional development of young users. The theoretical review covers concepts such as fake news, disinformation and media education, as well as analyzing the main information tools available on the internet. The final proposal of this work is the conceptual development of an educational app, using gamification and two interactive games, helping to protect children from fake news, promoting critical thinking from an early age. This work, therefore, seeks to contribute to building a more informed society capable of dealing with the challenges of the digital age
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94109
    Collections
    • Gestão da Informação [583]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV