Relacionamento interorganizacional para a atuação de empresas sociais : evidências da Amazônia Brasileira
Resumo
Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar a configuração das relações interorganizacionais academia-empresa-governo-sociedade civil para a atuação de empresas sociais. Para isso, partese do entendimento de que as empresas sociais são organizações híbridas que buscam a sustentabilidade financeira e a geração de valor socioambiental e que para resolução de problemas sociais complexos, requer a colaboração de diversos atores. Diante disso, a partir de uma análise profunda da literatura, demonstrou-se a importância da participação ativa da Academia/Universidade, Empresas/Indústria, Estado/Governo e Sociedade Civil para impulsionar a transformação social. No entanto, as pesquisas que abordam conjuntamente os temas sobre modelos de inovação e de relacionamento interorganizacional e empresas sociais são recentes e focam em um único ator ou aspectos específicos do relacionamento e nenhum deles apresentou um modelo para o relacionamento, especialmente envolvendo todos os atores, seus papéis, fatores facilitadores, barreiras e resultados para as empresas sociais. A partir do objetivo delineado e com essa lacuna teórica, realizou-se uma pesquisa qualitativa com estudo de casos múltiplos e análise de conteúdo, envolvendo quatro empresas sociais na Amazônia Brasileira. Foram analisados 28 relacionamentos com organizações que representam os atores, por meio de 23 entrevistas e análise de 111 documentos. Os resultados mostram que as empresas sociais interagem com todos os atores, principalmente com a sociedade civil e empresas e, com menor interação, com academia e governo. Esses relacionamentos na maioria dos casos são formalizados e os atores desempenham papéis diversos nas parcerias, com destaque para a transferência de conhecimento que foi desempenhado por todos os atores nos relacionamentos estudados. Foram identificados 25 fatores facilitadores e 20 barreiras nos relacionamentos com os atores e as empresas sociais alcançaram 19 resultados que representam desenvolvimento empresarial, identidade organizacional, networking, produtos/serviços, qualificação, reconhecimento e sustentabilidade financeira. A partir desses resultados, foi possível ampliar o conhecimento acerca desses relacionamentos por meio de contribuições como a compreensão dos fatores que contribuem para a promoção de parcerias entre os atores e empresas sociais, a identificação e o detalhamento das barreiras presentes nos relacionamentos interorganizacionais, os papéis dos atores nos relacionamentos interorganizacionais e resultados alcançados pelas empresas sociais, e por fim, a elaboração de modelo para o relacionamento interorganizacional entre os atores do ecossistema para a atuação das empresas sociais Abstract: The present research aims to investigate the configuration of inter-organizational relationships among academia, industry, government, and civil society for the operation of social enterprises. To do so, it starts from the understanding that social enterprises are hybrid organizations that seek financial sustainability and the generation of socio-environmental value and that addressing complex social problems requires the collaboration of various actors. In light of this, through a thorough analysis of the literature, the importance of active participation from Academia/University, Industry/Businesses, Government, and Civil Society to drive social transformation has been demonstrated. However, research that jointly addresses the topics of innovation models, inter-organizational relationships, and social enterprises is recent and focuses on a single actor or specific aspects of the relationship, with none presenting a model for the relationship, especially involving all actors, their roles, facilitating factors, barriers, and outcomes for social enterprises. With the outlined objective and this theoretical gap, qualitative research with multiple case studies and content analysis was conducted involving four social enterprises in the Brazilian Amazon. Twenty-eight relationships with organizations representing the actors were analyzed, through 23 interviews and the analysis of 111 documents. The results show that social enterprises interact with all actors, mainly with civil society and businesses, and to a lesser extent, with academia and government. These relationships are formalized in most cases, and the actors play diverse roles in the partnerships, with knowledge transfer being a highlight performed by all actors in the studied relationships. Twenty-five facilitating factors and 20 barriers were identified in relationships with the actors, and social enterprises achieved 19 results representing business development, organizational identity, networking, products/services, qualification, recognition, and financial sustainability. Based on these results, this study was able to expand knowledge about these relationships through four theoretical contributions: understanding the factors that contribute to the promotion of partnerships between actors and social enterprises, identifying and detailing the barriers present in inter-organizational relationships, the roles of actors in inter-organizational relationships and their relationship to the outcomes achieved by social enterprises, and finally, demonstrating the development of a model for inter-organizational relationships among ecosystem actors aiming for the operation of social enterprises
Collections
- Teses [119]