Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCruz, Fábio Lucas dapt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.creatorPickcius, Héliopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-27T18:48:16Z
dc.date.available2024-12-27T18:48:16Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94072
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fábio Lucas da Cruzpt_BR
dc.descriptionCoorientação: Prof. Dra. Nádia Gaiofatto Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas..., Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 22/08/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa foi desenvolvida a partir de dúvidas que estudantes apresentaram nas aulas de História do Ensino Médio ministradas pelo autor deste trabalho. Eles questionaram sobre o que é fato ou ficção em grandes produções de Hollywood, já que as narrativas dos filmes podem ser apresentadas como verdades absolutas sobre determinado período histórico. Desse modo, foram realizadas análises fílmicas da trilogia "RAMBO I: programado para matar" (1982); "RAMBO II: a missão" (1985); e "RAMBO III" (1988). Apresenta-se um estudo sobre os usos políticos do cinema na Guerra Fria, principalmente durante o governo de Ronald Reagan (1981-1988), que tinha um projeto de usar os filmes para cooptar a sociedade estadunidense diante das políticas externas de envolvimento na Guerra do Vietnã (1955-1975) e a Primeira Guerra do Afeganistão (1979-1989). Rambo tornou-se um sucesso de bilheteria na década de 1980 e o personagem apresentou elementos da contracultura pela influência dos movimentos sociais, mostrando a liberdade poética dos cineastas. Também se tornou uma ferramenta para defender os interesses dos EUA diante dos embates com a União Soviética. Sua representação como um soldado branco, ocidental e que só praticava a violência diante dos ataques sofridos pelos inimigos soviéticos revela o poder de coerção do cinema na produção de estereótipos e a construção de nacionalismos. Para contribuir com o trabalho dos professores de História, foi sugerido um júri simulado no qual os estudantes fazem a análise das fontes históricas e realizam correlações entre os fatos e as obras de ficção por meio de pesquisas, leituras, debates e exposições orais e escritaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research was developed based on doubts that students presented in high school history classes taught by the author of this work. They questioned what is fact or fiction in major Hollywood productions, since film narratives can be presented as absolute truths about a certain historical period. In this way, film analyzes were carried out on the trilogy "RAMBO I: programmed to kill" (1982); "RAMBO II: ‘the mission" (1985); and "RAMBO III" (1988). A study is presented on the political uses of cinema in the Cold War, mainly during the government of Ronald Reagan (1981- 1988), who had a project of using films to co-opt American society in the face of foreign policies of involvement in the War of Vietnam (1955-1975) and the First War in Afghanistan (1979-1989). Rambo became a box office success in the 1980s and the character presented elements of counterculture due to the influence of social movements, showing the poetic freedom of the filmmakers. It also became a tool to defend US interest in the face of clashes with the Soviet Union. His representation as a white, Western soldier who only practiced violence in the face of attacks suffered by Soviet enemies reveals the coercive power of cinema in the production os stereotypes and the construction of nationalism. To contribute to the work of History teachers, a simulated jury was suggested in which students analyze historical sources and make correlations between facts and works of fiction through research, readings, debates and oral and written presentationspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectGuerra fria no cinemapt_BR
dc.subjectJúript_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleRambo e Guerra Fria : o júri simulado como estratégia didática para a discussão sobre filmes nas aulas de históriapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples