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dc.contributor.advisorRodrigues, Indioney Carneiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorGonçalves, R.pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-27T17:44:16Z
dc.date.available2024-12-27T17:44:16Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94052
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Indioney Carneiro Rodriguespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 26/07/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Músicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa registra o processo composicional do Ciclo Lunatas, constituído de sete peças para piano solo. A pesquisa composicional abrange três etapas. A primeira consiste em um levantamento técnico-bibliográfico sobre processos criativos explorados por alguns compositores dos séculos XX e XXI e sua relação com a noção de indeterminação, desenvolvida especialmente por John Cage (2019 [1961]), que norteia o processo composicional do Ciclo Lunatas, objeto desta dissertação. Somam-se ainda a esta etapa, determinadas abordagens técnicas, aplicadas a escrita e performance pianística, por compositores como Karlheinz Stockhausen, Almeida Prado e Marisa Rezende. Propõe-se, na segunda etapa, a elaboração de níveis de indeterminação (n), com base nas abordagens técnicas investigadas. A terceira etapa consiste na apresentação do memorial composicional acompanhado pelas partituras e respectivas versões fonográficas do Ciclo. As Lunatas constituem-se de aspectos poéticos, técnico-científicos gerados a partir da investigação sobre a Lua e suas fases, da elaboração dos esquemas de (n) para cada Lunata, bem como da projeção de sentimentos individuais despertados durante a observação da Lua, entre a autora e sua filhapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research examines the compositional processes involved in creating the Cycle Lunatas, for solo piano. Compositional research occurs in three steps. The first step consists of a bibliographical survey on creative processes explored by some selected composers of the 20th and 21st centuries and their compositional relationship with the notion of indeterminacy, popularized especially by John Cage (2019 [1961]). The compositional process of the Lunatas is guided by the notion of indeterminacy. Additionally, certain technical approaches are raised as applied to piano composition and performance by composers such as Karlheinz Stockhausen, Almeida Prado and Marisa Rezende. The second stage of the research proposes the elaboration of levels of indeterminacy (n), based on some technical approaches investigated. The third stage presents the Lunatas’s compositional process accompanied by the Lunata’s scores and some respective phonographic versions of the Cycle. The Lunatas are made up from the poetic and technical-scientific projections created from the investigation about the Moon and its phases, from the elaboration of the schemes of (n) for each Lunata, and also, from some individual feelings awakened in the composer from her observations of the Moon, with her daughterpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusica para pianopt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectPensamento criativopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleCiclo Lunatas para piano solo : perspectivas da indeterminação musical e memorial composicionalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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