• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ciclo Lunatas para piano solo : perspectivas da indeterminação musical e memorial composicional

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - RAQUEL FREDERICO DE MIRANDA GONCALVES.pdf (15.94Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Gonçalves, R.
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa registra o processo composicional do Ciclo Lunatas, constituído de sete peças para piano solo. A pesquisa composicional abrange três etapas. A primeira consiste em um levantamento técnico-bibliográfico sobre processos criativos explorados por alguns compositores dos séculos XX e XXI e sua relação com a noção de indeterminação, desenvolvida especialmente por John Cage (2019 [1961]), que norteia o processo composicional do Ciclo Lunatas, objeto desta dissertação. Somam-se ainda a esta etapa, determinadas abordagens técnicas, aplicadas a escrita e performance pianística, por compositores como Karlheinz Stockhausen, Almeida Prado e Marisa Rezende. Propõe-se, na segunda etapa, a elaboração de níveis de indeterminação (n), com base nas abordagens técnicas investigadas. A terceira etapa consiste na apresentação do memorial composicional acompanhado pelas partituras e respectivas versões fonográficas do Ciclo. As Lunatas constituem-se de aspectos poéticos, técnico-científicos gerados a partir da investigação sobre a Lua e suas fases, da elaboração dos esquemas de (n) para cada Lunata, bem como da projeção de sentimentos individuais despertados durante a observação da Lua, entre a autora e sua filha
     
    Abstract: This research examines the compositional processes involved in creating the Cycle Lunatas, for solo piano. Compositional research occurs in three steps. The first step consists of a bibliographical survey on creative processes explored by some selected composers of the 20th and 21st centuries and their compositional relationship with the notion of indeterminacy, popularized especially by John Cage (2019 [1961]). The compositional process of the Lunatas is guided by the notion of indeterminacy. Additionally, certain technical approaches are raised as applied to piano composition and performance by composers such as Karlheinz Stockhausen, Almeida Prado and Marisa Rezende. The second stage of the research proposes the elaboration of levels of indeterminacy (n), based on some technical approaches investigated. The third stage presents the Lunatas’s compositional process accompanied by the Lunata’s scores and some respective phonographic versions of the Cycle. The Lunatas are made up from the poetic and technical-scientific projections created from the investigation about the Moon and its phases, from the elaboration of the schemes of (n) for each Lunata, and also, from some individual feelings awakened in the composer from her observations of the Moon, with her daughter
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94052
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV