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dc.contributor.advisorCestari, José Marcelo Almeida Prado, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorFerreira, Expedito Andrade de Carvalho Netopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-23T15:27:52Z
dc.date.available2024-12-23T15:27:52Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93950
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Marcelo Almeida Prado Cestaript_BR
dc.descriptionrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse trabalho aborda sobre a rede social digital, X, (anteriormente Twitter). As redes sociais transformaram as dinâmicas de comunicação e interação humanas, tornando-se ambientes para a expressão de opiniões e sentimentos. Nesse contexto, o X (antigo Twitter) destaca-se como uma plataforma que reflete e amplifica sentimentos coletivos, desempenhando papéis centrais em discussões públicas e eventos de impacto social. Nesse trabalho é proposto uma a análise de conteúdo e análise de sentimentos, aplicada para investigar a relação entre o uso o do X (Twitter) e saúde mental dos usuários e compreender as emoções e opiniões que circulam nos espaços digitais e como a plataforma lida com isso. Este trabalho abordou a saúde mental devido ao crescente número de pessoas desenvolvendo transtornos mentais, muitas vezes agravados pelo uso excessivo de redes sociais digitais o que é evidenciado ao logo do trabalho. Os resultados apresentados evidência que análise de conteúdo e de sentimentos podem ser aplicadas para moderação de conteúdo e até mesmo ser usada como ferramenta de informação e valorização da vidapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper addresses the digital social network, X, (formerly Twitter). Social networks have transformed the dynamics of human communication and interaction, becoming environments for the expression of opinions and feelings. In this context, X (formerly Twitter) stands out as a platform that reflects and amplifies collective feelings, playing a central role in public discussions and events with social impact. This paper proposes a content analysis and sentiment analysis, applied to investigate the relationship between the use of X (Twitter) and the mental health of users and to understand the emotions and opinions that circulate in digital spaces and how the platform deals with them. This paper addressed mental health due to the growing number of people developing mental disorders, often aggravated by the excessive use of digital social networks, which is evidenced throughout the work. The results presented show that content and sentiment analysis can be applied to content moderation and even be used as a tool for information and appreciation of lifept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleSaúde mental : análise de sentimentos e de conteúdo no X (Twitter)pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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