dc.contributor.advisor | Araújo, Paula Carina de, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Walesko, Everson Bruno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-23T15:26:26Z | |
dc.date.available | 2024-12-23T15:26:26Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93948 | |
dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Paula Carina de Araújo | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Investiga as tendências temáticas dos trabalhos de conclusão de curso da a graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, no período de 1998 a 2023. De forma específica, identifica os indicadores de produção dos trabalhos, analisa a coocorrência de palavras-chave, verifica a integração dos docentes por meio palavras-chave dos trabalhos orientados e descreve a tendência temática dos orientadores através das palavras-chave dos trabalhos orientados. Desenvolve pesquisa descritiva com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), permitindo uma análise detalhada tanto das características descritivas das pesquisas quanto das relações entre variáveis temáticas e orientadoras. O estudo bibliométrico foi a principal estratégia de pesquisa, com foco nos seguintes indicadores: distribuição anual de trabalhos, quantidade de trabalhos orientados por orientador, relação dos trabalhos com suas respectivas palavras-chave, e a análise de coocorrência dessas palavras-chave. A análise dos dados permite identificar as principais tendências temáticas, as áreas de maior destaque no curso e o papel dos orientadores na orientação dos temas das pesquisas. A análise apontou para uma diversidade de abordagens no campo da Gestão da Informação, refletindo a evolução do curso e suas adaptações às demandas acadêmicas e profissionais. Conclui-se que este estudo oferece um panorama detalhado da trajetória acadêmica do curso de Gestão da Informação da UFPR, destacando suas principais áreas de pesquisa e sugerindo novas direções para futuras investigações. Os resultados obtidos servem como base para futuras análises sobre as tendências acadêmicas do curso e o impacto de suas pesquisas na sociedade e no mercado profissional. A padronização das palavras-chave e a ampliação das análises bibliométricas podem contribuir para reforçar a interdisciplinaridade e o papel central do curso na formação de profissionais qualificados na área de gestão da informação | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento da informação | pt_BR |
dc.subject | Cabeçalhos de assunto | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.title | Identificação das tendências temáticas de pesquisa do Curso de Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |