Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoffiatti, Patricia, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorJantsch, Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-20T13:49:06Z
dc.date.available2024-12-20T13:49:06Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93899
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Soffiattipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia. Defesa : Curitiba, 27/06/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ensino de Biologiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Os ecossistemas costeiros são fundamentais para o equilíbrio ambiental da fauna e flora. Dentre os ecossistemas costeiros destacam-se o manguezal, fundamental como berçário de espécies marinhas, e as restingas, essenciais para a estabilização de dunas, ambos com alta biodiversidade e constantemente ameaçados. Esses ecossistemas enfrentam muitas pressões antrópicas, como poluição, desmatamento, caça, turismo, e questões fundiárias. Para mitigar esses problemas socioambientais, dentre várias estratégias possíveis, há a educação ambiental formal, que visa conscientizar os estudantes acerca da importância do ambiente natural que o cerca, fornecendo ferramentas para que eles possam atuar ativamente na sociedade, combatendo a destruição de meio e atuando na sua preservação. Assi sendo, este trabalho teve como objetivo a elaboração de duas sequencias didáticas para serem aplicadas no ensino médio, visando o desenvolvimento de competências e sensibilidade ambiental, utilizando os ecossistemas costeiros como objeto de estudo, e os principais problemas relacionados a estes. As sequências são baseadas em modelos (sistematização) de livros didáticos, pensadas para serem aplicadas no novo ensino médio de forma eficiente. As sequências foram elaboradas considerando-se a região da baia da Babitonga, situada na região nordeste do estado de Santa Catarina, rodeada por 6 municípios, dentre eles São Francisco do Sul, cidade de pouco mais de 50.000 habitantes, de economia primariamente portuária. No município de São Francisco do Sul encontram-se áreas de dunas, praias, restinga e manguezal. Estas sequências incluem: 1. um trabalho que envolve a elaboração de uma pequena atividade prática sobre o desmatamento de mangues; 2. a montagem de um júri simulado sobre a abertura ou não do canal do Linguado, que se encontra assoreado devido ao aterramento que ocorreu na década de 30. Deste modo, pretendeu-se abordar questões relacionadas a dois dos principais ecossistemas costeiros em uma região em que os alunos têm contato direto com esses ambientes, possibilitando uma abordagem mais objetiva por parte dos alunos dada a familiaridade destes com os locais selecionados. Essas sequências didáticas foram elaboradas de forma a poderem ser aproveitadas e utilizadas por docentes em outras localidades situadas no litoral.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Coastal ecosystems are fundamental to the environmental balance of fauna and flora. Coastal ecosystems include mangroves, which are essential as a nursery for marine species, and sandbanks, which are essential for stabilizing dunes, both of which have high biodiversity and are constantly under threat. These ecosystems face many anthropogenic pressures, such as pollution, deforestation, hunting, tourism and land issues. To mitigate these socio-environmental problems, among several possible strategies, there is formal environmental education, which aims to make students aware of the importance of the natural environment that surrounds them, providing tools so that they can act actively in society, combating the destruction of the environment and acting in its preservation. As such, the aim of this work was to develop two didactic sequences to be applied in secondary schools, with the aim of developing skills and environmental sensitivity, using coastal ecosystems as the object of study, and the main problems related to them. The sequences are based on models (systematization) from textbooks, designed to be applied efficiently in the new high school. The sequences were developed considering the Babitonga Bay region, located in the northeast of the state of Santa Catarina, surrounded by 6 municipalities, including São Francisco do Sul, a city of just over 50,000 inhabitants with a primarily port-based economy. The municipality of São Francisco do Sul is home to areas of dunes, beaches, sandbanks and mangroves. These sequences include: 1. an assignment involving the preparation of a small practical activity on mangrove deforestation; 2. the assembly of a mock jury on whether or not to open the Linguado canal, which is silted up due to the landfill that took place in the 1930s. In this way, the aim was to address issues related to two of the main coastal ecosystems in a region where students have direct contact with these environments, enabling a more objective approach on the part of the students given their familiarity with the selected locations. These teaching sequences were designed so that they could be used by teachers in other locations on the coast.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEcossistemaspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEcologia costeira - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectEcologia dos manguezais - Santa Catarinapt_BR
dc.subjectRestingaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBiologia Geralpt_BR
dc.titleA importância ecológica dos ambientes costeiros : uma proposta de ensino voltada à educação ambientalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples