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dc.contributor.advisorQuadros, Cláudia Irene de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.creatorMacedo, Pedro Henrique Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T18:29:56Z
dc.date.available2024-12-17T18:29:56Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93808
dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Claudia Irene de Quadrospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Defesa : Curitiba, 28/08/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como os médicos percebem a relação com o paciente que utiliza a internet como fonte de dados sobre saúde. Entre as questões abordadas estão a desinformação durante um atendimento, a frequência com que os pacientes chegam aos consultórios já informados sobre sua saúde e se há limitações na adesão ao tratamento. Na literatura, o que antes refletia um papel de hierarquia entre o médico e o paciente se torna uma relação em constante transformação. A pesquisa é construída em três fases: revisão bibliográfica sobre Comunicação e Saúde, aplicação de uma survey on-line com médicos de três hospitais de Curitiba e análise dos dados. O questionário foi dividido em três blocos: identificação do profissional, relação do médico com a internet e percepções do médico sobre o impacto da internet em seus pacientes. A análise dos dados permitiu uma reflexão sobre o contexto e seus impactos na produção de conteúdo na internet, no que tange aos aspectos da mudança na relação médicopaciente. Observou-se que os médicos frequentemente se deparam com a desinformação durante atendimentos devido a este fenômeno. No entanto, eles não se opõem ao uso de tecnologias no que diz respeito à democratização do conhecimento e à contribuição para a adesão ao tratamento. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná, sob o protocolo 5.918.637.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to explore how doctors perceive their interactions with patients who use the internet as a source of health information. Key issues addressed include the impact of misinformation during consultations, the frequency with which patients arrive at appointments already informed about their health, and the potential limitations this may pose for treatment adherence. Traditionally characterised by a hierarchical dynamic, the doctor-patient relationship is now evolving. The study is conducted in three phases: a literature review on Communication and Health, an online survey with doctors from three hospitals in Curitiba, and data analysis. The survey is divided into three sections: professional identification, the doctor's engagement with the internet, and perceptions of the internet's impact on patients. The analysis reflects on how these factors influence online content production and the changing nature of the doctor-patient relationship. Doctors frequently encounter misinformation during consultations but generally support the use of technology for democratising knowledge and enhancing treatment adherence. The research received approval from the Ethics Committee of the Federal University of Paraná, under protocol 5.918.637.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectMédico e pacientept_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleDe frente com o Dr. Google : o que médicos pensam sobre pacientes que se informam sobre saúde na internetpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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