De frente com o Dr. Google : o que médicos pensam sobre pacientes que se informam sobre saúde na internet
Resumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender como os médicos percebem a relação com o paciente que utiliza a internet como fonte de dados sobre saúde. Entre as questões abordadas estão a desinformação durante um atendimento, a frequência com que os pacientes chegam aos consultórios já informados sobre sua saúde e se há limitações na adesão ao tratamento. Na literatura, o que antes refletia um papel de hierarquia entre o médico e o paciente se torna uma relação em constante transformação. A pesquisa é construída em três fases: revisão bibliográfica sobre Comunicação e Saúde, aplicação de uma survey on-line com médicos de três hospitais de Curitiba e análise dos dados. O questionário foi dividido em três blocos: identificação do profissional, relação do médico com a internet e percepções do médico sobre o impacto da internet em seus pacientes. A análise dos dados permitiu uma reflexão sobre o contexto e seus impactos na produção de conteúdo na internet, no que tange aos aspectos da mudança na relação médicopaciente. Observou-se que os médicos frequentemente se deparam com a desinformação durante atendimentos devido a este fenômeno. No entanto, eles não se opõem ao uso de tecnologias no que diz respeito à democratização do conhecimento e à contribuição para a adesão ao tratamento. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Paraná, sob o protocolo 5.918.637. Abstract: This research aims to explore how doctors perceive their interactions with patients who use the internet as a source of health information. Key issues addressed include the impact of misinformation during consultations, the frequency with which patients arrive at appointments already informed about their health, and the potential limitations this may pose for treatment adherence. Traditionally characterised by a hierarchical dynamic, the doctor-patient relationship is now evolving. The study is conducted in three phases: a literature review on Communication and Health, an online survey with doctors from three hospitals in Curitiba, and data analysis. The survey is divided into three sections: professional identification, the doctor's engagement with the internet, and perceptions of the internet's impact on patients. The analysis reflects on how these factors influence online content production and the changing nature of the doctor-patient relationship. Doctors frequently encounter misinformation during consultations but generally support the use of technology for democratising knowledge and enhancing treatment adherence. The research received approval from the Ethics Committee of the Federal University of Paraná, under protocol 5.918.637.
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