dc.contributor.advisor | Langer, Marcelo, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis | pt_BR |
dc.creator | Borba, Laryssa Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T20:21:08Z | |
dc.date.available | 2024-12-12T20:21:08Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93752 | |
dc.description | Orientador: Prof. M.Sc. Marcelo Langer | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A busca por alternativas para substituir os combustíveis fósseis no setor energético tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Os biocombustíveis são uma alternativa de grande interesse em muitos setores, como é o caso da aviação que é responsável pela emissão de 2% de todo o CO2 emitido mundialmente. A mistura do bioquerosene de aviação ao querosene de aviação (QAV) fóssil é permitida, desde que atenda as regras internacionais e os parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O bioquerosene de aviação enfrenta barreiras técnicas quando comparado aos biocombustíveis utilizados no setor de transporte terrestre, devido aos requisitos de padrão de qualidade dos órgãos reguladores. Apesar disso o panorama do uso do bioquerosene é promissor e é essencial conhecer o panorama do seu uso no Brasil e estudar quais as perspectivas para seus usos no futuro. Assim, o presente trabalho teve como objetivo apresentar o panorama atual do bioquerosene de aviação no Brasil e as perspectivas futuras para utilização em transportes aéreos no país. Para avaliar a emissão proveniente do biocombustível, foram criados cenários a partir dos dados da aviação brasileira e constatou-se que a substituição do querosene pelo bioquerosene resulta em redução de mais de 70% na emissão de CO2. Apesar de o bioquerosene de aviação estar ganhando destaque ainda é necessário investir em pesquisa e tecnologia para viabilizar seu uso | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The search for alternatives to replace fossil fuels in the energy sector has grown exponentially in recent years. Biofuels are an alternative of great interest in many sectors, such as aviation, which is responsible for the emission of 2% of all CO2 emitted worldwide. The mixture of aviation biokerosene and fossil aviation kerosene (QAV) is permitted, if it meets the international rules and the parameters established by the National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP). Aviation biokerosene faces technical barriers when compared to biofuels used in the land transport sector, due to the quality standards requirements of regulatory agencies. Despite this, the outlook for the use of biokerosene is promising and it is essential to know the panorama for its use in Brazil and to study the prospects for its uses in the future. Thus, the present work aimed to present the current panorama of aviation biokerosene in Brazil and the future perspectives for use in air transport in the country. To assess the emission from biofuel, scenarios were created using data from Brazilian aviation and it was found that the substitution of kerosene by biokerosene results in a reduction of more than 70% in CO2 emissions. Although aviation biokerosene is gaining prominence, it is still necessary to invest in research and technology to enable its use | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Inglês | pt_BR |
dc.subject | Biocombustíveis - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Gases do efeito estufa | pt_BR |
dc.subject | Aeronáutica comercial | pt_BR |
dc.title | Current overview of aviation biokerosene | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |