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dc.contributor.advisorGóes, Anderson Roges Teixeira, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherGóes, Heliza Colaço, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorBzunek, Diovanapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-11T18:19:53Z
dc.date.available2024-12-11T18:19:53Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93715
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góespt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Heliza Colaço Góespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 06/08/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa visa a analisar os impactos da aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na promoção da empatia durante a prática docente de Geometria. A compreensão da educação inclusiva na Matemática vai além da oferta de recursos específicos para estudantes com necessidade educacional especializada, exigindo uma transformação na perspectiva e nas abordagens pedagógicas, valorizando a diversidade e a individualidade de cada estudante. A fundamentação teórica e metodológica deste estudo envolveu a compreensão da empatia, da educação matemática inclusiva e a abordagem da Geometria, explorando o potencial do Desenho Universal (DU) e da abordagem do DUA na busca pela inclusão, os quais transformam o ambiente educacional para melhor atender às necessidades de cada estudante. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, focada em trabalhos que abordam o DUA no ensino de Geometria. A metodologia qualitativa adotada envolveu uma intervenção pedagógica com um grupo de 22 estudantes, com idade entre 14 e 16 anos, matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual de Campo Magro, Paraná. Ao longo de dez encontros, totalizando 16 horas-aula de Matemática, foram implementadas práticas docentes específicas para fomentar a empatia. A análise dos dados produzidos, combinada com a base teórica, foi submetida à modelização, um método flexível que organiza, analisa e reflete os dados, permitindo a criação de representações gráficas. A modelização, didatizada em cinco passos por Góes e Guérios (2022), permitiu avaliar os diálogos e situações observadas, destacando que um planejamento embasado no desenvolvimento de atividades de Matemática inclusivas, com base no DUA, tornou o conhecimento acessível para cada estudante, especialmente aqueles com maiores dificuldades de aprendizagem. Conclui-se que o planejamento pautado no DUA teve um papel fundamental ao incentivar a interação e garantir o acesso a diferentes formas de conhecimento, reforçando a importância dos conhecimentos matemáticos no contexto inclusivo. A integração da empatia com os conceitos geométricos aprimorou a compreensão mútua entre os estudantes, enriquecendo a aprendizagem matemática e promovendo uma cultura escolar inclusiva, em que cada estudante se sentiu valorizado e engajado no processo educacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyze the impacts of applying Universal Design for Learning (UDL) in promoting empathy during Geometry teaching practice. Understanding inclusive education in Mathematics goes beyond offering specific resources for students with specialized educational needs, requiring a transformation in perspective and pedagogical approaches, valuing the diversity and individuality of each student. The theoretical and methodological foundation of this study involved the understanding of empathy, inclusive mathematical education and the Geometry approach, exploring the potential of Universal Design (UD) and the UDL approach in the search for inclusion, which transform the educational environment for the better meet the needs of each student. To this end, a systematic review of the literature was carried out, focused on works that address UDL in Geometry teaching. The qualitative methodology adopted involved a pedagogical intervention with a group of 22 students, aged between 14 and 16 years old, enrolled in the 9th year of Elementary School, at a state school in Campo Magro, Paraná. Over the course of ten meetings, totaling 16 Mathematics class hours, specific teaching practices were implemented to foster empathy. The analysis of the data produced, combined with the theoretical basis, was subjected to modeling, a flexible method that organizes, analyzes and reflects the data, allowing the creation of graphic representations. The modeling, taught in five steps by Góes and Guérios (2022), made it possible to evaluate the dialogues and situations observed, highlighting that planning based on the development of inclusive Mathematics activities, based on the DUA, made knowledge accessible to each student, especially those with greater learning difficulties. It is concluded that planning based on the DUA played a fundamental role in encouraging interaction and ensuring access to different forms of knowledge, reinforcing the importance of mathematical knowledge in the inclusive context. The integration of empathy with geometric concepts has enhanced mutual understanding among students, enriching mathematical learning and promoting an inclusive school culture, in which each student felt valued and engaged in the educational process.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCegos - Educação - Matemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titlePráticas docente com abordagem em geometria para fomentar a empatia : e educação matemática inclusiva planejada por meio do desenho universal para aprendizagempt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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