A Bachianas Brasileiras nº 3 de Heitor Villa-Lobos : um estudo de intertextualidade e recepção
Resumo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a Bachianas Brasileiras no3 de Heitor Villa-Lobos, utilizando os pressupostos teóricos de intertextualidade e recepção. Com o conceito de recepção buscamos compreender a relação de Villa-Lobos e a sua obra com o seu meio social, cultural e histórico, nas diferentes fases de sua carreira, até o momento da criação da Bachianas Brasileiras no 3 e também traçar um paralelo entre estas fases. O conceito de intertextualidade nos permitiu identificar relações de diálogo da Bachianas Brasileiras no 3 com outras obras, períodos e compositores, buscando relacionar os resultados com o contexto histórico, cultural e social. Também procurou-se reconhecer na Bachianas Brasileiras no 3, elementos que estejam presentes em outras criações do próprio Villa-Lobos o que caracteriza um diálogo com sua própria obra. Entre outros, a pesquisa encontrou elementos relacionados a estética romântica combinadas com técnicas e a estética do barroco, elementos motívicos que fazem referência a obra de Bach, recursos que reportam a obra de Chopin e ao período romântico e elementos rítmicos pouco investigados da obra de Villa-Lobos. A obra foi caracterizada como um concerto para piano e orquestra. Com os resultados obtidos a pesquisa contribui com novos elementos que auxiliarão no aprofundamento da compreensão da obra de Villa-Lobos, além de trazer novas perspectivas a características já investigadas. Abstract: This work aimed to investigate the Bachianas Brasileiras no 3 by Heitor Villa-Lobos, using the theoretical assumptions of intertextuality and reception. With the concept of reception, we seek to understand the relationship between Villa-Lobos and his work with his social, cultural and historical environment, in the different stages of his career, until the moment of the creation of Bachianas Brasileiras no 3 and also draw a parallel between these phases. The concept of intertextuality allowed us to identify relations of dialogue between Bachianas Brasileiras no 3 and other works, periods and composers, seeking to relate the results with the historical, cultural and social context. It was also tried to recognize in Bachianas Brasileiras no 3, elements that are present in other creations of Villa-Lobos himself, which characterizes a dialogue with his own work. Among others, the research found elements related to romantic aesthetics combined with techniques and aesthetics of the Baroque, motivating elements that reference Bach's work, resources that report Chopin's work and the romantic period, and little-investigated rhythmic elements of Villa-Lobos’ work. The work was characterized as a concert for piano and orchestra. With the results obtained, the research contributes with new elements that will help to deepen the understanding of the work of Villa-Lobos, in addition to bringing new perspectives to characteristics already investigated.
Collections
- Teses [47]