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dc.contributor.advisorZimer, Tania Teresinha Brunspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorLacerda, Gabriely Lemes dept_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T13:28:41Z
dc.date.available2024-12-09T13:28:41Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93639
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Dr.ª Tania T. Bruns Zimerpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os avanços tecnológicos estão cada vez mais velozes e, por meio deles, as Tecnologias Digitais (TD) surgem para fazer parte da vida cotidiana das pessoas. As TD são conjuntos de tecnologias que transformam linguagens em informações e podem ser tangíveis, como os celulares e computadores, ou intangíveis, como os softwares, que são os aplicativos, jogos digitais, ou qualquer programa em um computador. E, como faz parte da vida cotidiana das pessoas, faz parte também da vida escolar dos alunos e, consequentemente, do ensino-aprendizagem de Matemática. Este trabalho é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo geral analisar, nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), indicativos sobre o uso de TD no ensino-aprendizagem, relatados e evidenciados por professores de Matemática na Educação Básica. Tem como objetivos específicos, analisar as dificuldades apresentadas pelos professores em relação ao uso da TD no ensino e identificar se há e quais são as relações entre as dificuldades ao usar as TD e a prática docente. A fundamentação tem por base a análise do tema em documentos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e autores que discutem sobre as TD, e estas em relação à Educação Matemática. Se tratando de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, o banco de dados se constitui nos anais do ENEM e se baseou em um protocolo de seleção de trabalhos com uso de palavras-chave e critérios de inclusão e exclusão, totalizando em 14 trabalhos. Como resultado destaca-se a pouca correspondência de trabalhos na temática, principalmente no XIV ENEM, visto o contexto de pandemia e a pouca correspondência de trabalhos que abordam o lado do professor e as dificuldades que apresentam com os usos da TD. Apesar disso, os resultados com relação as dificuldades apresentadas por professores com o uso das TD apontam para a escolha errônea de metodologia adequada para o uso de TD e dificuldade de inserção da TD na sala de aula acarretada pela falta de domínio técnico e pedagógico sobre as TDpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matematicapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Inclusão digitalpt_BR
dc.titleTecnologias digitais e educação matemática : uma revisão bibliográfica nos anais do encontro nacional de educação matemáticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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