• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Tecnologias digitais e educação matemática : uma revisão bibliográfica nos anais do encontro nacional de educação matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - G - GABRIELY LEMES DE LACERDA.pdf (1.582Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Lacerda, Gabriely Lemes de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Os avanços tecnológicos estão cada vez mais velozes e, por meio deles, as Tecnologias Digitais (TD) surgem para fazer parte da vida cotidiana das pessoas. As TD são conjuntos de tecnologias que transformam linguagens em informações e podem ser tangíveis, como os celulares e computadores, ou intangíveis, como os softwares, que são os aplicativos, jogos digitais, ou qualquer programa em um computador. E, como faz parte da vida cotidiana das pessoas, faz parte também da vida escolar dos alunos e, consequentemente, do ensino-aprendizagem de Matemática. Este trabalho é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo geral analisar, nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), indicativos sobre o uso de TD no ensino-aprendizagem, relatados e evidenciados por professores de Matemática na Educação Básica. Tem como objetivos específicos, analisar as dificuldades apresentadas pelos professores em relação ao uso da TD no ensino e identificar se há e quais são as relações entre as dificuldades ao usar as TD e a prática docente. A fundamentação tem por base a análise do tema em documentos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e autores que discutem sobre as TD, e estas em relação à Educação Matemática. Se tratando de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica, o banco de dados se constitui nos anais do ENEM e se baseou em um protocolo de seleção de trabalhos com uso de palavras-chave e critérios de inclusão e exclusão, totalizando em 14 trabalhos. Como resultado destaca-se a pouca correspondência de trabalhos na temática, principalmente no XIV ENEM, visto o contexto de pandemia e a pouca correspondência de trabalhos que abordam o lado do professor e as dificuldades que apresentam com os usos da TD. Apesar disso, os resultados com relação as dificuldades apresentadas por professores com o uso das TD apontam para a escolha errônea de metodologia adequada para o uso de TD e dificuldade de inserção da TD na sala de aula acarretada pela falta de domínio técnico e pedagógico sobre as TD
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93639
    Collections
    • Matemática [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV