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dc.contributor.advisorBerticelli, Danilene Gullich Donin, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativaspt_BR
dc.creatorCosme, Ruth Editept_BR
dc.date.accessioned2024-11-22T19:41:01Z
dc.date.available2024-11-22T19:41:01Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93392
dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Danilene Gullich Donin Berticellipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 18/06/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa traz como objetivo central compreender a expertise profissional de Cecilia Parra, autora argentina, referência na didática da matemática sobre cálculo mental com números racionais, convidada pelo Governo da Cidade de Buenos Aires para trabalhar em documentos curriculares, no final do século XX e início do século XXI. Para tal, utilizamo-nos da história cultural, com os autores Burke (2016); Certeau (1985); Chartier (2002, 2011); Chervel (1990); Julia (2001); Pinto (2007, 2014); Valente (2020), trazendo contribuições da mesma para analisar documentos curriculares argentinos (Buenos Aires, 2004, 2006). Estes foram elaborados por Cecilia Parra, onde são apresentadas atividades e orientações para docentes. Trilhamos uma parte da trajetória desta pesquisa pelos bastidores da elaboração curricular brasileira, para perscrutar de que forma o cálculo mental com números naturais e racionais foi articulado na época analisada, que corresponde do ano de 2004 a 2010. Para melhor compreender os saberes presentes no material, fizemos uma discussão sobre o cálculo mental na educação básica entre os autores Berticelli (2017); Berticelli e Zancan (2017); Conceição (2021); Frana (2023), Berticelli e Novaes (2023); Parra (1996), Thompson (2010), em um paralelo com pesquisas realizadas dentro desta temática, sobre o cálculo mental no ensino de números naturais e destes articulados aos racionais. Com a intenção de entender alguns conceitos destes últimos, utilizamos Walle (2019, Romanatto (1997), Boyer (1974), Gomes (2010) e Bertoni (2009). Além disso, apresentamos uma entrevista realizada com Cecilia Parra, que nos abriu novas perspectivas, relacionadas às teorias de Guy Brousseau (2008) e Gérard Vergnaud (1996, 2007, 2009), presentes nos materiais argentinos. Os autores Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017); Morais (2019); Morais, Bertini e Valente (2021); Morais e Valente (2020) foram basilares na compreensão da expertise de Parra analisada nestes materiais. Concluímos que a autora é uma expert neste quesito, visto que cumpriu uma demanda do estado, trabalhando na elaboração do documento curricular, concomitante ao manual analisado, sendo estes ricos em conhecimentos e estratégias de cálculo mental no ensino de números racionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this research is to understand the professional expertise of Cecilia Parra, an Argentine author and a reference in mathematics didactics on mental calculation with rational numbers, who was invited by the Government of the City of Buenos Aires to work on curriculum documents at the end of the 20th century and the beginning of the 21st century. To do this, we used cultural history, with the authors Burke (2016); Certeau (1985); Chartier (2002, 2011); Chervel (1990); Julia (2001); Pinto (2007, 2014); Valente (2020), bringing contributions from it to analyze Argentine curriculum documents (Buenos Aires, 2004, 2006). These were drawn up by Cecilia Parra, presenting activities and guidelines for teachers. We followed part of the path of this research through the backstage of Brazilian curriculum development, in order to see how mental calculation with natural and rational numbers was articulated during the period analyzed, which corresponds to 2004- 2010. In order to better understand the knowledge present in the material, we discussed mental calculation in basic education among the authors Berticelli (2017); Berticelli and Zancan (2017); Conceição (2021); Frana (2023), Berticelli and Novaes (2023); Parra (1996), Thompson (2010), in parallel with research carried out within this theme, on mental calculation in the teaching of natural numbers and these articulated with rational numbers. In order to understand some concepts of the latter, we used Walle (2019, Romanatto (1997), Boyer (1974), Gomes (2010) and Bertoni (2009). In addition, we presented an interview with Cecilia Parra, who opened up new perspectives related to the theories of Guy Brousseau (2008) and Gérard Vergnaud (1996, 2007, 2009), present in the Argentinian materials. The authors Hofstetter, Schneuwly and Freymond (2017); Morais (2019); Morais, Bertini and Valente (2021); Morais and Valente (2020) were key to understanding Parra's expertise analyzed in these materials. We conclude that the author is an expert in this regard, since she fulfilled a demand from the state, working on the preparation of the curriculum document, concomitant with the analyzed manual, which are rich in knowledge and mental calculation strategies in the teaching of rational numbers.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAritmetica mentalpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectNumeros racionaispt_BR
dc.subjectEnsino e Ciências e Matemáticapt_BR
dc.titleEstratégias de cálculo mental com números racionais : um olhar sobre a expertise profissional de Cecilia Parrapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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