• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016174P1 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016174P1 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estratégias de cálculo mental com números racionais : um olhar sobre a expertise profissional de Cecilia Parra

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - RUTH EDITE COSME.pdf (4.174Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Cosme, Ruth Edite
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa traz como objetivo central compreender a expertise profissional de Cecilia Parra, autora argentina, referência na didática da matemática sobre cálculo mental com números racionais, convidada pelo Governo da Cidade de Buenos Aires para trabalhar em documentos curriculares, no final do século XX e início do século XXI. Para tal, utilizamo-nos da história cultural, com os autores Burke (2016); Certeau (1985); Chartier (2002, 2011); Chervel (1990); Julia (2001); Pinto (2007, 2014); Valente (2020), trazendo contribuições da mesma para analisar documentos curriculares argentinos (Buenos Aires, 2004, 2006). Estes foram elaborados por Cecilia Parra, onde são apresentadas atividades e orientações para docentes. Trilhamos uma parte da trajetória desta pesquisa pelos bastidores da elaboração curricular brasileira, para perscrutar de que forma o cálculo mental com números naturais e racionais foi articulado na época analisada, que corresponde do ano de 2004 a 2010. Para melhor compreender os saberes presentes no material, fizemos uma discussão sobre o cálculo mental na educação básica entre os autores Berticelli (2017); Berticelli e Zancan (2017); Conceição (2021); Frana (2023), Berticelli e Novaes (2023); Parra (1996), Thompson (2010), em um paralelo com pesquisas realizadas dentro desta temática, sobre o cálculo mental no ensino de números naturais e destes articulados aos racionais. Com a intenção de entender alguns conceitos destes últimos, utilizamos Walle (2019, Romanatto (1997), Boyer (1974), Gomes (2010) e Bertoni (2009). Além disso, apresentamos uma entrevista realizada com Cecilia Parra, que nos abriu novas perspectivas, relacionadas às teorias de Guy Brousseau (2008) e Gérard Vergnaud (1996, 2007, 2009), presentes nos materiais argentinos. Os autores Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017); Morais (2019); Morais, Bertini e Valente (2021); Morais e Valente (2020) foram basilares na compreensão da expertise de Parra analisada nestes materiais. Concluímos que a autora é uma expert neste quesito, visto que cumpriu uma demanda do estado, trabalhando na elaboração do documento curricular, concomitante ao manual analisado, sendo estes ricos em conhecimentos e estratégias de cálculo mental no ensino de números racionais.
     
    Abstract: The main objective of this research is to understand the professional expertise of Cecilia Parra, an Argentine author and a reference in mathematics didactics on mental calculation with rational numbers, who was invited by the Government of the City of Buenos Aires to work on curriculum documents at the end of the 20th century and the beginning of the 21st century. To do this, we used cultural history, with the authors Burke (2016); Certeau (1985); Chartier (2002, 2011); Chervel (1990); Julia (2001); Pinto (2007, 2014); Valente (2020), bringing contributions from it to analyze Argentine curriculum documents (Buenos Aires, 2004, 2006). These were drawn up by Cecilia Parra, presenting activities and guidelines for teachers. We followed part of the path of this research through the backstage of Brazilian curriculum development, in order to see how mental calculation with natural and rational numbers was articulated during the period analyzed, which corresponds to 2004- 2010. In order to better understand the knowledge present in the material, we discussed mental calculation in basic education among the authors Berticelli (2017); Berticelli and Zancan (2017); Conceição (2021); Frana (2023), Berticelli and Novaes (2023); Parra (1996), Thompson (2010), in parallel with research carried out within this theme, on mental calculation in the teaching of natural numbers and these articulated with rational numbers. In order to understand some concepts of the latter, we used Walle (2019, Romanatto (1997), Boyer (1974), Gomes (2010) and Bertoni (2009). In addition, we presented an interview with Cecilia Parra, who opened up new perspectives related to the theories of Guy Brousseau (2008) and Gérard Vergnaud (1996, 2007, 2009), present in the Argentinian materials. The authors Hofstetter, Schneuwly and Freymond (2017); Morais (2019); Morais, Bertini and Valente (2021); Morais and Valente (2020) were key to understanding Parra's expertise analyzed in these materials. We conclude that the author is an expert in this regard, since she fulfilled a demand from the state, working on the preparation of the curriculum document, concomitant with the analyzed manual, which are rich in knowledge and mental calculation strategies in the teaching of rational numbers.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93392
    Collections
    • Dissertações [35]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV