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dc.contributorBarion, Pedro Henriquept_BR
dc.contributor.advisorOch, Stephan Henningspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotivapt_BR
dc.creatorBenassi, Ithalo Giovannipt_BR
dc.date.accessioned2024-11-18T20:41:22Z
dc.date.available2024-11-18T20:41:22Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93328
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Stephan Hennings Ochpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotivapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este artigo analisa a influência do hidrogênio em motores de combustão interna, utilizando o motor Branco B4T-5.5H como base experimental. O estudo foi realizado por meio de simulações no software GT-SUITE, onde diferentes frações de hidrogênio foram introduzidas na mistura de combustível para avaliar o impacto sobre o consumo, desempenho e emissões do motor. A relação ar-combustível combinada foi ajustada considerando as proporções estequiométricas da gasolina (14,7:1) e do hidrogênio (34,3:1). As simulações cobriram misturas com 10% a 50% de hidrogênio, todas com uma relação lambda de 0,9. Os resultados deste estudo fornecem uma visão detalhada sobre o potencial do hidrogênio como combustível alternativo em motores de combustão interna, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e menos poluentes no setor automotivo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This article analyzes the influence of hydrogen on internal combustion engines, using the Branco B4T-5.5H engine as the experimental basis. The study was conducted through simulations in the GT-SUITE software, where different fractions of hydrogen were introduced into the fuel mixture to evaluate the impact on fuel consumption, performance, and emissions. The combined air-fuel ratio was adjusted considering the stoichiometric ratios of gasoline (14.7:1) and hydrogen (34.3:1). The simulations covered mixtures with 10% to 50% hydrogen, all with a lambda ratio of 0,9. The results of this study provide a detailed view of the potential of hydrogen as an alternative fuel in internal combustion engines, contributing to the development of more efficient and less polluting technologies in the automotive sector.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHidrogenio como combustivelpt_BR
dc.subjectMotores de combustão interna - Combustiveispt_BR
dc.subjectEficiencia industrialpt_BR
dc.titleA influência do hidrogênio em motores a combustão interna com gasolina : um estudo compreensivopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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