dc.contributor | Barion, Pedro Henrique | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Och, Stephan Hennings | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | pt_BR |
dc.creator | Benassi, Ithalo Giovanni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T20:41:22Z | |
dc.date.available | 2024-11-18T20:41:22Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93328 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Stephan Hennings Och | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este artigo analisa a influência do hidrogênio em motores de combustão interna, utilizando o motor Branco B4T-5.5H como base experimental. O estudo foi realizado por meio de simulações no software GT-SUITE, onde diferentes frações de hidrogênio foram introduzidas na mistura de combustível para avaliar o impacto sobre o consumo, desempenho e emissões do motor. A relação ar-combustível combinada foi ajustada considerando as proporções estequiométricas da gasolina (14,7:1) e do hidrogênio (34,3:1). As simulações cobriram misturas com 10% a 50% de hidrogênio, todas com uma relação lambda de 0,9. Os resultados deste estudo fornecem uma visão detalhada sobre o potencial do hidrogênio como combustível alternativo em motores de combustão interna, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e menos poluentes no setor automotivo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This article analyzes the influence of hydrogen on internal combustion engines, using the Branco B4T-5.5H engine as the experimental basis. The study was conducted through simulations in the GT-SUITE software, where different fractions of hydrogen were introduced into the fuel mixture to evaluate the impact on fuel consumption, performance, and emissions. The combined air-fuel ratio was adjusted considering the stoichiometric ratios of gasoline (14.7:1) and hydrogen (34.3:1). The simulations covered mixtures with 10% to 50% hydrogen, all with a lambda ratio of 0,9. The results of this study provide a detailed view of the potential of hydrogen as an alternative fuel in internal combustion engines, contributing to the development of more efficient and less polluting technologies in the automotive sector. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Hidrogenio como combustivel | pt_BR |
dc.subject | Motores de combustão interna - Combustiveis | pt_BR |
dc.subject | Eficiencia industrial | pt_BR |
dc.title | A influência do hidrogênio em motores a combustão interna com gasolina : um estudo compreensivo | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |