• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • IV Jornada de Gestão da Informação (SuGestão 2017)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • IV Jornada de Gestão da Informação (SuGestão 2017)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    JOGO FORMAS: PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA EDUCAÇÃO DE BASE

    Thumbnail
    Data
    2017-11-06
    Autor
    Byanca Neumann Salerno
    Paulo Sergio da Conceição Moreira
    Rafaela Wille de Aguiar
    Chao Chung Fan
    Nicole da Rocha Jaroszewski
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A violência contra a mulher é um problema social comprovado pelas estatísticas diárias de queixas e processos em trâmite no Juizado Especial de Violência contra a mulher em Curitiba. Com o objetivo de atender a uma demanda por produtos informacionais levantada pelo Juizado desenvolveu-se, na disciplina de produtos e serviços de informação do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, o projeto do jogo FORMAS, com a intenção de prevenir situações de violência contra a mulher. O jogo é destinado ao público infanto-juvenil, representado por crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Curitiba, também podendo ser aplicado em escolas privadas. A metodologia empregada para a construção do jogo foi um questionário composto por sete questões aplicado em duas escolas públicas de Curitiba com turmas do sexto e nono ano, além da pesquisa bibliográfica e entrevista com psicólogas do Juizado que embasaram a formulação do conteúdo informacional do jogo para que fosse adequado ao público e também atendesse às necessidades do cliente, o próprio juizado. Os resultados da pesquisa demonstraram que o público prefere jogos de cartas e aprendem as regras por meio de instruções ou amigos. Para incentivar a dinâmica de grupo em detrimento à competição, elaborou-se como apoio às cartas um tabuleiro, cujas casas são formas geométricas em concordância com o nome do jogo e com o significado implícito de formas de prevenção e de se construir um futuro melhor por meio da informação e educação. Um teste de usabilidade foi aplicado com grupos de adultos para avaliação das opiniões sobre o jogo e, ainda que as respostas estejam em fase de análise, percebeu-se, durante a aplicação, uma boa aceitação do jogo. Os testes com o público-alvo serão ainda realizados.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93296
    Collections
    • IV Jornada de Gestão da Informação (SuGestão 2017) [10]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV