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dc.contributor.authorAnthony Dos Reis Moraes
dc.contributor.authorElisangela Aparecida Mazzutti
dc.contributor.authorRodrigo André Klamt
dc.creatorUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Das Missões Campus de Frederico Westphalen
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná
dc.creatorUniversidade Federal de Santa Maria
dc.date.accessioned2024-11-13T19:49:34Z
dc.date.available2024-11-13T19:49:34Z
dc.date.issued2022-09-20
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93270
dc.description.abstractO crescimento das cidades é contínuo, porém, o que se discute é se realmente as cidades de pequeno porte possuem condições que viabilizem esse crescimento de forma sustentável. Este artigo tem por objetivo analisar a legislação de mobilidade urbana de Frederico Westphalen/RS, a partir da vigência da Lei Municipal 3.286 de 2008, conforme as diretrizes preconizadas com a Lei Federal 12.587 de 2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. A abordagem visou promover de forma analítica a leitura legal em comparação entre esfera federal e municipal, bem como detalhar quais políticas são de fato aplicadas. Acerca dos aspectos metodológicos, priorizou-se a modalidade qualitativa, exploratório-descritiva, com utilização de bibliografias no intuito de promover análises a partir da comparação entre o que está preconizado em lei, e o que está sendo praticado em FW. Observou-se, como resultados, ausência de algumas normativas municipais que estão presentes na Legislação Nacional, principalmente relacionadas ao transporte público coletivo. Além disso, verificou-se necessidade de propor um aperfeiçoamento e inclusão de outros programas de mobilidade na tentativa de diminuir os congestionamentos em horários de pico nas principais rotas da cidade, como implantação de transportes públicos e ciclovias. 
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof3º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 4º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 4º Urbanidade
dc.titleANÁLISE DAS LEIS MUNICIPAIS DE MOBILIDADE URBANA DE FREDERICO WESTPHALEN EM CONTRASTE COM A PROPOSTA DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4722


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