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dc.contributor.authorGLAUCIA JULIÃO BERNARDO
dc.contributor.authorLEONARDO MERCHER
dc.creatorUFPR
dc.creatorUNINTER
dc.date.accessioned2024-11-13T19:25:39Z
dc.date.available2024-11-13T19:25:39Z
dc.date.issued2018-11-12
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93154
dc.description.abstractO processo de internacionalização do Ensino Superior é uma demanda de vários regimes e organismos internacionais. Essa demanda foi internalizada pelo governo brasileiro por meio do Mercosul e outros fóruns multilaterais como UNESCO, OEA, CELAC e BRICS. Devido a essa demanda externa, houve uma variedade de programas como Ciências Sem Fronteiras, assim como bolsas de agências para o desenvolvimento educacional e científico como CAPES e CNPQ. Considerando a lacuna em estudos sobre esse processo, o objetivo deste artigo é investigar as variáveis de internacionalização para delinear o cenário do Cursos de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Ciência Política brasileiros. Para atingir este objetivo, a metodologia adotada foi uma análise quantitativa de dados qualitativos, problematizando-os do ponto de vista das teorias crítica e decolonialismo. Como resultado, observamos que os Cursos de Pós-graduação em Relações Internacionais e Ciência Política tendem a focar seu processo de internacionalização nos países desenvolvidos. Como consequência, há uma tendência a reproduzir teorias e análises de países desenvolvidos, especialmente da Europa.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas (2018)
dc.subjectinternacionalização
dc.subjectensino superior
dc.subjectBrasil
dc.titleINTERNACIONALIZAÇÃO COMO DEMANDA: DIÁLOGO EPISTÊMICO INTERNACIONAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS E CIÊNCIA POLÍTICA DO BRASIL
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1335


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