dc.contributor.author | BEATRIZ ELENA BARUD SILVA | |
dc.creator | Universidade Estadual de Maringá | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T19:25:34Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T19:25:34Z | |
dc.date.issued | 2018-11-13 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93134 | |
dc.description.abstract | Em 1988 experimentamos uma nova organização do estado tendo como pano de fundo a Constituição Federal conhecida como constituição cidadã que trouxe em seu bojo a possibilidade da participação social. As Conferências Nacionais, instituídas com o objetivo de facilitar o diálogo entre o Governo Nacional e os Estados, representam espaços institucionais de participação. Nesse artigo escolhemos observar a formação da agenda de políticas públicas a partir das Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Políticas Públicas são ações do Estado ao enfrentamento de problemas públicos e sua implementação está atrelada ao papel que os atores exercem durante etapas do ciclo de políticas públicas, tendo como exemplo a etapa da formação da agenda, na qual muitas vozes e interesses se articulam. Esse artigo teve como objetivo demonstrar o espaços das conferências nacionais e sua relação com o ciclo de políticas públicas. A metodologia consistiu na revisão de bibliografia sobre o tema a partir de estudos já realizados e se concluiu que as Conferências Nacionais representam um espaço importante para a reunião de diferentes atores, contudo, é preciso que as demandas finais alcancem a agenda governamental. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | II Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas (2018) | |
dc.subject | Agenda | |
dc.subject | Ciclo de Políticas Públicas | |
dc.subject | Conferências Nacionais | |
dc.title | A FORMAÇÃO DA AGENDA NO ESPAÇO DAS CONFERÊNCIAS Um estudo inicial sobre a influência das Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente na formação da agenda. | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 1315 | |