Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTânia Robaskiewicz Coneglian Fujii
dc.contributor.authorAparecida Donizete Pires de Souza
dc.creatorUnesp - Universidade Estadual Paulista - câmpus de Presidente Prudente SP
dc.date.accessioned2024-11-13T19:17:33Z
dc.date.available2024-11-13T19:17:33Z
dc.date.issued2017-10-16
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93031
dc.description.abstractA Teoria da Resposta ao Item (TRI) consiste em um conjunto de modelos matemáticos, que representam a probabilidadede um indivíduo dar uma certa resposta a um item, como função dos parâmetros dos itens e da sua habilidade (ou traço latente). Neste trabalho, utilizou-se o modelo logístico unidimensional de três parâmetros (ML3), com o objetivo de estimar a proficiência em conteúdos matemáticos básicos, de ingressantes nos cursos da área de exatas. Este é um dos modelos mais utilizados para itens dicotômicos (corrigidos como certo ou errado), caracterizado pelos parâmetros de discriminação, de dificuldade e de acerto ao acaso. Devido à complexidade do modelo, para o procedimento de inferência sobre os parâmetros e habilidades, sob o paradigma clássico ou bayesiano, se faz necessário o uso de métodos numéricos. Neste caso, utilizou-se o amostrador de Gibbs, algoritmo da classe dos Métodos de Monte Carlo via Cadeia de Markov (MCMC), implementado via software OpenBUGS (Bayesian inference Using Gibbs Sampling), direcionado para análise bayesiana de modelos complexos. Esta pesquisa, em andamento, dá continuidade ao trabalho desenvolvido por  (ROSSI,2015) e tem por objetivo apresentar um estudo sobre construção de escalas, baseadas na Teoria da Resposta ao Item, com ênfase na área educacional e, também, a construção e interpretação de uma escala para avaliação de proficiência em conteúdos matemáticos básicos.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2017)
dc.subjectTRI
dc.subjectInferência Bayesiana
dc.subjectConstrução de Escalas.
dc.titleConstrução de Escalas para Avaliação em Conteúdos Matemáticos Básicos com Base na Teoria da Resposta ao Item
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs656


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples