• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Simpósios de Métodos Numéricos em Engenharia
    • II Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2017)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • Simpósios de Métodos Numéricos em Engenharia
    • II Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2017)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Construção de Escalas para Avaliação em Conteúdos Matemáticos Básicos com Base na Teoria da Resposta ao Item

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    656.pdf (213.4Kb)
    Data
    2017-10-16
    Autor
    Tânia Robaskiewicz Coneglian Fujii
    Aparecida Donizete Pires de Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A Teoria da Resposta ao Item (TRI) consiste em um conjunto de modelos matemáticos, que representam a probabilidadede um indivíduo dar uma certa resposta a um item, como função dos parâmetros dos itens e da sua habilidade (ou traço latente). Neste trabalho, utilizou-se o modelo logístico unidimensional de três parâmetros (ML3), com o objetivo de estimar a proficiência em conteúdos matemáticos básicos, de ingressantes nos cursos da área de exatas. Este é um dos modelos mais utilizados para itens dicotômicos (corrigidos como certo ou errado), caracterizado pelos parâmetros de discriminação, de dificuldade e de acerto ao acaso. Devido à complexidade do modelo, para o procedimento de inferência sobre os parâmetros e habilidades, sob o paradigma clássico ou bayesiano, se faz necessário o uso de métodos numéricos. Neste caso, utilizou-se o amostrador de Gibbs, algoritmo da classe dos Métodos de Monte Carlo via Cadeia de Markov (MCMC), implementado via software OpenBUGS (Bayesian inference Using Gibbs Sampling), direcionado para análise bayesiana de modelos complexos. Esta pesquisa, em andamento, dá continuidade ao trabalho desenvolvido por  (ROSSI,2015) e tem por objetivo apresentar um estudo sobre construção de escalas, baseadas na Teoria da Resposta ao Item, com ênfase na área educacional e, também, a construção e interpretação de uma escala para avaliação de proficiência em conteúdos matemáticos básicos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93031
    Collections
    • II Simpósio de Métodos Numéricos em Engenharia (2017) [94]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV