ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: impactos na saúde mental dos estudantes de graduação
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Data
2020-09-16Autor
Manoela Moura de Sousa
Anderson Duarte
Raimunda Hermelinda Maia Macena
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INTRODUÇÃO: Com o início da pandemia de Covid-19 e a chegada do surto ao Brasil, houve a necessidade de isolamento social. Após um período de suspensão das atividades letivas, iniciou-se uma pressão para adoção de uma nova modalidade de ensino por parte de diversas instituições educacionais, públicas e privadas, especialmente aquelas responsáveis pelo ensino superior, para que fossem continuadas as atividades acadêmicas. OBJETIVO: Este trabalho se propõe a discutir os possíveis impactos na saúde mental e emocional, em estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir da adoção do ensino remoto durante a pandemia. MATERIAIS E MÉTODOS ou METODOLOGIA: Por meio de revisão bibliográfica, serão verificados estudos anteriores que tenham vislumbrado correlações existentes entre ensino remoto, ensino a distância (Ead), ensino híbrido e outros modelos, e seus impactos emocionais e/ou psicológicos em estudantes universitários. RESULTADOS: destacar os principais resultados obtidos no estudo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, são feitas algumas considerações sobre o uso dessa modalidade no atual momento, com o objetivo de apontar possíveis indícios da correlação por nós sugerida.