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dc.contributor.authorAdriana Francisca de Medeiros
dc.contributor.authorAdnilson de Almeida Silva
dc.creatorUNIR
dc.date.accessioned2024-11-13T13:00:14Z
dc.date.available2024-11-13T13:00:14Z
dc.date.issued2014-11-14
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92644
dc.description.abstractEste trabalho visa apresentar os resultados e as reflexões decorrente de uma análise sobre as políticas para a educação escolar indígena do Amazonas a partir de 1988, período que se institui legalmente aos povos indígenas o direito a uma educação diferenciada, intercultural e bilíngue, Constituição Federal (Art. 210, §2º). A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com característica de um estudo de caso. Para construção dos dados realizamos um estudo bibliográfico, documental, e entrevistas. A análise dos dados revelou avanços significativos a partir da implementação de políticas educacionais, no entanto, é possível perceber as contradições entre as politicas formuladas e sua efetivação. Diante dos resultados fica evidente que são inúmeros os desafios para que esta se constitua a educação idealizada pelos povos que durante quatrocentos anos foram dominados, excluídos e exterminados culturalmente.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVI Semana de Antropologia e Arqueologia
dc.subjectEducação indígena
dc.subjectPoliticas
dc.subjectDesafios
dc.titleDA ESCOLA PARA OS INDÍGENAS À ESCOLA DOS INDÍGENAS: CONSTRUINDO O CAMINHO DA ALTERIDADE
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1088


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