RECOMENDAÇÕES PARA DESIGN DE JOGOS ELETRÔNICOS NO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA UFPR
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Data
2017-11-09Autor
Fábio Luís Gasparello Marcolino
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Este artigo é um resumo da dissertação com mesmo nome. Apresenta um conjunto de 11 proposições para o desenvolvimento de jogos eletrônicos em ambientes museais. O estudo consistiu em atender uma demanda latente no aprimoramento de design de jogos no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, contemplando uma análise crítica dos jogos produzidos pela entidade como estudo de caso. Com base na triangulação entre a revisão literária (tanto na área de museologia quanto de game design), dados coletados acerca das vivências de jovens visitantes ao MAE-UFPR e análise das experiências dos desenvolvedores dos jogos criados pela Instituição, a pesquisa fez análises a partir do framework Design Play Experience, objetivando orientar os processos do design de jogos desenvolvidos pelo próprio MAE-UFPR ou de quaisquer outras entidades que visem experiências educativas, interativas e atrativas para seu público cativo no futuro.