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    • IX Semana de Antropologia e Arqueologia, III Seminário de Etnologia e Museus e V Semana de Oficinas em Arqueologia (2017)
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    MAÉ DA CUÍCA: DA VILA TASSI AO MUSEU PARANAENSE – MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E CARNAVAL

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    1075.pdf (378.5Kb)
    Data
    2017-11-09
    Autor
    Caroline Blum
    Metadata
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    Resumo
    Este artigo representa um primeiro esforço na reflexão sobre a constituição do acervo de Ismael Cordeiro, o Mestre Maé da Cuíca, Cidadão Samba de Curitiba e pioneiro do carnaval e samba, no Museu Paranaense. A partir da pesquisa e atuações já realizada com o carnaval (2008 a 2013), o Samba (2011-2014), Clubes Sociais Negros (2013), o Candomblé (2015) e Capoeira Angola (desde 2007), este artigo propõe problematizar a gestão pública cultural de Curitiba a partir da constituição de uma memória oficial da cultura popular, em especial da cultura do carnaval e do samba. Até o momento o carnaval e o samba em Curitiba não possuem um acervo público específico organizado. A integração das peças ao acervo do Museu resulta de um trabalho coletivo de ações de diferentes agentes: carnavalescos, sambistas, pesquisadores, servidores públicos e agentes culturais; e indica uma nova relação da gestão pública com a cultura popular, como vou tratar nesse artigo. Ao longo dos anos o carnaval recebeu um olhar específico por parte da gestão da política cultural municipal. Esse artigo propõe pensar a construção da memória e as políticas patrimoniais da cultura popular em Curitiba a partir da manifestação cultural do carnaval. Ao mesmo tempo em que nos propomos a fazer um paralelo com as políticas de patrimonialização nacional da cultura popular, como as realizadas como o carnaval, o samba e a capoeira.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92635
    Collections
    • IX Semana de Antropologia e Arqueologia, III Seminário de Etnologia e Museus e V Semana de Oficinas em Arqueologia (2017) [19]

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