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dc.contributor.authorGABRIEL TANNER PASETTI
dc.contributor.authorFELIPE PACHECO
dc.contributor.authorAGUINALDO DOS SANTOS
dc.creatorUniversidade Federal do Paraná
dc.date.accessioned2024-11-13T12:07:41Z
dc.date.available2024-11-13T12:07:41Z
dc.date.issued2021-12-01
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92576
dc.description.abstractEm decorrência da necessidade de aplicar um ensino remoto emergencial, por conta do isolamento social causado pela pandemia COVID-19, nota-se a questão da falta de espaços de estudo nas habitações de alunos em situação de vulnerabilidade social. Tendo em vista essa problemática e as barreiras que dificultam a continuidade das atividades escolares, este artigo propõem um modelo de plataforma habilitante que possibilite o desenvolvimento de soluções para este espaço colocando o estudante como parte do processo criativo. Para isso foi utilizada a proposta do EdaDe (Educação através do Design), trazendo o ensino ativo e aplicado na prática. O objetivo é possibilitar que as crianças possam criar suas próprias soluções, inspiradas em projetos Open Source, enquanto também desenvolvem novas habilidades e conhecimentos importantes para o seu futuro. O método utilizado para criar o modelo da plataforma foi a Design Science Research e como resultado foram propostos um Mapa do Sistema e um Service Blueprint, os quais detalham um modelo de plataforma habilitante validada pela empresa Proposta Verde.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofVIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design (2021)
dc.subjectCOVID-19
dc.subjectPlataforma Habilitante
dc.subjectEdaDe
dc.subjectOpen Source
dc.subjectEspaços de Estudo.
dc.titlePLATAFORMA HABILITANTE PARA A MELHORIA DO ESPAÇO DE ESTUDO DA CRIANÇA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs4551


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