PLATAFORMA HABILITANTE PARA A MELHORIA DO ESPAÇO DE ESTUDO DA CRIANÇA
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Data
2021-12-01Autor
GABRIEL TANNER PASETTI
FELIPE PACHECO
AGUINALDO DOS SANTOS
Metadata
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Em decorrência da necessidade de aplicar um ensino remoto emergencial, por conta do isolamento social causado pela pandemia COVID-19, nota-se a questão da falta de espaços de estudo nas habitações de alunos em situação de vulnerabilidade social. Tendo em vista essa problemática e as barreiras que dificultam a continuidade das atividades escolares, este artigo propõem um modelo de plataforma habilitante que possibilite o desenvolvimento de soluções para este espaço colocando o estudante como parte do processo criativo. Para isso foi utilizada a proposta do EdaDe (Educação através do Design), trazendo o ensino ativo e aplicado na prática. O objetivo é possibilitar que as crianças possam criar suas próprias soluções, inspiradas em projetos Open Source, enquanto também desenvolvem novas habilidades e conhecimentos importantes para o seu futuro. O método utilizado para criar o modelo da plataforma foi a Design Science Research e como resultado foram propostos um Mapa do Sistema e um Service Blueprint, os quais detalham um modelo de plataforma habilitante validada pela empresa Proposta Verde.