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dc.contributor.authorAlice Vila Nova Procopiuk Walter
dc.contributor.authorEdnaldo Aparecido Ribeiro
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T11:55:49Z
dc.date.available2024-11-13T11:55:49Z
dc.date.issued2020-07-28
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92465
dc.description.abstractA literatura sobre as relações entre religião e política na América Latina tem sugerido que mercados religiosos mais fechados geram maior ativismo entre grupos denominacionais minoritários. Essas análises, porém, se concentram na atuação de elites políticas e atores coletivos, sendo raros os testes envolvendo o comportamento do cidadão médio. Diante disto, o presente artigo investiga os efeitos do fenômeno religioso na sua dimensão individual e contextual sobre o protesto político nessa região. Combinando dados produzidos pelo Latin American Public Opinion Project com medidas do Pew Research Center e da Association of Religion Data Archives, foram propostos modelos de regressão logísticos hierárquicos. Os resultados indicam efeitos reduzidos da afiliação religiosa e impactos mais consistentes da frequência aos cultos/missas. Os efeitos do contexto religioso reforçam essa conclusão, já que a maioria dos indicadores não se mostrou relevante na explicação da participação em protesto.Palavras-Chave: Protesto; Ativismo Religioso; Contexto Religioso; América Latina.DOI: 10.5380/SDCP1.2020.gt1_art01
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofI Seminário Discente de Ciência Política da UFPR (2020)
dc.titleRELIGIÃO, MERCADO RELIGIOSO E PROTESTO POLÍTICO NA AMÉRICA LATINA
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3075


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