RELIGIÃO, MERCADO RELIGIOSO E PROTESTO POLÍTICO NA AMÉRICA LATINA
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Data
2020-07-28Autor
Alice Vila Nova Procopiuk Walter
Ednaldo Aparecido Ribeiro
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A literatura sobre as relações entre religião e política na América Latina tem sugerido que mercados religiosos mais fechados geram maior ativismo entre grupos denominacionais minoritários. Essas análises, porém, se concentram na atuação de elites políticas e atores coletivos, sendo raros os testes envolvendo o comportamento do cidadão médio. Diante disto, o presente artigo investiga os efeitos do fenômeno religioso na sua dimensão individual e contextual sobre o protesto político nessa região. Combinando dados produzidos pelo Latin American Public Opinion Project com medidas do Pew Research Center e da Association of Religion Data Archives, foram propostos modelos de regressão logísticos hierárquicos. Os resultados indicam efeitos reduzidos da afiliação religiosa e impactos mais consistentes da frequência aos cultos/missas. Os efeitos do contexto religioso reforçam essa conclusão, já que a maioria dos indicadores não se mostrou relevante na explicação da participação em protesto.Palavras-Chave: Protesto; Ativismo Religioso; Contexto Religioso; América Latina.DOI: 10.5380/SDCP1.2020.gt1_art01