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    USO DE LIVE STREAM NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ESTUDO DE CASO

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    Data
    2019-05-20
    Autor
    Carlos Alberto Martins da Rocha
    Luis Borges Gouveia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Neste resumo são apresentados os parâmetros do estudo sobre o uso de live stream como ferramenta de Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino superior, normalmente utilizado apenas na educação à distância, agora adotada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em cursos presenciais de pós-graduação Stricto Sensu. Este estudo pretende responder se os alunos remotos são atingidos, no contexto de aprendizagem e aprovação, nos mesmos índices que os alunos presenciais. A proposta é o levantamento atualizado e a análise quantitativa do sistema de aula presencial remoto, que integra de forma síncrona alunos presenciais e à distância, bem como uma análise comparativa sobre os índices de aproveitamento das disciplinas ofertadas em 2018, 2019 e 2020 entre discentes presenciais e a distância (on-line). Este modelo foi adotado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, na UFPR, para os respetivos e citados anos. Em primeiro momento, o objetivo é investigar as estruturas utilizadas, principalmente as baseadas em sistemas de software livre, no emissor e nos receptores, e comparar índices de aprovação acadêmica entre os alunos presenciais e aqueles que assistem às aulas à distância, mas ao vivo (live stream), de forma síncrona com os demais alunos presenciais, pelo computador. Em segundo plano, não menos importante, pretende-se, ao final desta investigação, subsidiar as discussões científico-pedagógicas e desta forma colaborar para elaboração de políticas públicas e institucionais com o foco no ensino da pós-graduação com um modelo pedagógico híbrido, com sincronicidade presencial e à distância, que utiliza o suporte em Tecnologia de Informação e Comunicação. Ainda, quais adequações devem ser feitas para o aperfeiçoamento do sistema em estudo de caso.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/92379
    Collections
    • II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) [84]

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