dc.description.abstract | O presente trabalho é reflexo da proposta da tese de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Comunicação e Mediação da Informação. Visa contribuir para o estudo de métricas e indicadores para auxiliar os processos de gestão da inovação nas universidades. Nesse sentido, busca delinear os caminhos para construção de um conjunto de indicadores que contemplem as diferentes manifestações de inovação no âmbito da universidade. Tem-se como objetivo geral a proposta de um sistema de métricas de inovação para a Universidade de Brasília a partir de indicadores reconhecidos, segundo o seu contexto. Como procedimentos metodológicos, além do levantamento bibliográfico sobre questões relacionadas à inovação no contexto das universidades e o aprofundamento da literatura relacionada à temática, pretende-se realizar uma pesquisa documental a fim de reunir diferentes iniciativas de mapeamento no ambiente acadêmico sob diferentes pontos de vista, desde a adoção de novas práticas educacionais em sala de aula (ensino) à geração de resultados tecnológicos com impacto na sociedade (pesquisa), passando pelas novas aplicações na gestão educacional. Como resultado preliminar, identificou-se duas iniciativas de sistematização de indicadores de inovação relacionados às universidades brasileiras, as quais servirão de base para o modelo a ser proposto. A proposta de construção de indicadores para mensuração de inovação no âmbito das universidades, capitaneada pela Comissão de Planejamento e Avaliação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior, demonstra a relevância do tema de pesquisa escolhido, uma vez que se percebe a necessidade de identificar informações que estimulem a reflexão a respeito do investimento em inovação por parte de gestores públicos e privados, pesquisadores, formadores de opinião e demais interessados no acompanhamento dos avanços em direção aos objetivos propostos. A partir do estudo da definição dessas primeiras experiências, a pesquisa seguirá na busca por outros indicadores (nacionais e internacionais) capazes de atender aos objetivos comuns do maior número de universidades. Acredita-se que a maior contribuição da tese será a de estimular a construção de um sistema de indicadores para mensuração de inovação que acompanhem os avanços e as metas institucionais, além de auxiliar o processo de tomada de decisão e definição de políticas públicas. | |