Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHeloisa Costa
dc.contributor.authorMaria Carolina Eli
dc.contributor.authorWilliam Vianna
dc.creatorPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
dc.creatorGraduanda do curso de Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bolsista PIBE.
dc.creatorUFSC
dc.date.accessioned2024-11-13T11:34:02Z
dc.date.available2024-11-13T11:34:02Z
dc.date.issued2019-05-27
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92367
dc.description.abstractGerenciar as informações em meio digital visando seu uso e reuso é um desafio que os profissionais que lidam com o ambiente digital precisam enfrentar. A curadoria digital, por meio das etapas de seleção, preservação, manutenção e arquivamento dos objetos digitais, vem auxiliar nessa tarefa. O objetivo deste estudo é aplicar a curadoria digital na gestão da informação, no contexto de uma plataforma educacional digital, para atender a uma escola pública da cidade de Florianópolis. A pesquisa é decorrente de um projeto de extensão em que foram disponibilizadas na plataforma  informações sobre o ENEM e sobre as obras literárias do Vestibular da UFSC. Os procedimentos metodológicos adotados para este estudo partiram do método indutivo, da pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, aplicada à escola estudada, por meio da pesquisa-ação, com o objetivo de resolver o problema relacionado à disponibilização da informação na plataforma digital. Como resultado destaca-se que é possível utilizar uma plataforma digital com investimento mínimo e seu uso auxilia no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que serve como uma ferramenta complementar às aulas presenciais. As etapas de gestão da informação junto às de curadoria digital possibilitaram ter uma visão mais clara a respeito de quais cuidados deve-se ter com a informação digital, compreendendo que o ciclo de curadoria pode ser adaptado para aplicações específicas. O resultado da primeira etapa do projeto se mostrou positivo, pois teve a adesão dos usuários da comunidade, com a qual já foram delineados os passos seguintes do projeto.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
dc.titleCuradoria Digital para democratização do acesso à educação superior: o caso do Projeto Ciber-Cidadania
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1585


Arquivos deste item

ArquivosTamanhoFormatoVisualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples