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dc.contributor.authorDener Cesar Ferreira Lopes
dc.contributor.authorPaulo George Miranda Martins
dc.contributor.authorRogerio Aparecido Sa Ramalho
dc.date.accessioned2024-11-13T11:34:01Z
dc.date.available2024-11-13T11:34:01Z
dc.date.issued2019-06-01
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/92351
dc.description.abstractAtualmente, o termo Gráfico de Conhecimento tem sido usado com frequência em pesquisas e negócios, geralmente em estreita associação com tecnologias da Web, Web semântica, dados vinculados, para análise de dados em grande escala ou big data e computação em nuvem. Sua popularidade é claramente influenciada pela introdução do Gráfico de Conhecimento do Google em 2012, e desde então, o termo tem sido amplamente utilizado sem uma definição concisa. Uma grande variedade de interpretações, por vezes condicionadas, seja pela circunstância a qual é utilizado, seja pela área de conhecimento que o utiliza, tem dificultado consideravelmente a equalização de um entendimento comum dos gráficos de conhecimento. Várias iniciativas de pesquisa se baseiam no Gráfico de Conhecimento do Google, apesar da não existência de embasamento documental oficial sobre a metodologia utilizada bem como embasamentos ou certificação científica que o suporte. Apesar das várias vertentes que utilizam o Gráfico de Conhecimento para suas finalidades, objetivamos proporcionar visões de sua utilização do ponto de vista da representação do conhecimento e da informação em ambientes organizacionais, lançando luz sobre as estruturas tecnológicas de vanguarda que proporcionam  vantagem competitiva à organizações que efetivamente dominem a gestão da informação e do conhecimento através do armazenamento, organização, manutenção e  conexão de um complexo e volumoso universo de dados que, na era da transformação digital, vem se tornando cada vez mais um ativo intangível responsável pela criação de valor para contextos empresariais, entre outros. Inerente à pluralidade de definições, o Gráfico de Conhecimento traz em seu contexto contornos de valor pelas necessidades corporativas e, diferenciais que o colocam como preceito de inovação e desruptura para tomadas de decisão orientadas a um ambiente de negócios cada vez mais agressivo em constante mutação.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartofII Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019)
dc.subjectRepresentação da Informação
dc.subjectGestão do Conhecimento
dc.subjectTecnologias Semânticas
dc.subjectOntologias
dc.subjectDados Vinculados.
dc.titleKNOWLEDGE GRAPHS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs1562


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