GESTÃO DE CONTEÚDO DE ÓDIO NO FACEBOOK: UM ESTUDO SOBRE HATERS, TROLLS E NAYSAYERS
Data
2019-05-17Autor
Luiz Rogério Lopes
Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O artigo tem o objetivo de identificar e compreender os tipos de interagentes-odiadores, sejam haters, trolls ou naysayers, presentes nas fan-page de políticos extremistas e sua relação homofílica ou heterofílica com as publicações e seus idealizadores. A metodologia consiste na análise de conteúdo de 3550 comentários contendo discurso de ódio explícito nas páginas oficiais dos parlamentares Jair Bolsonaro, Marco Feliciano e Rogério Peninha. Os resultados revelaram uma preponderância de interagentes-haters e alta relação entre o conteúdo da postagem e os comentários de ódio. A pesquisa é parte da construção de uma macroescala do discurso de ódio, a fim de oferecer um modelo de recuperação do discurso de ódio em sites de redes sociais.