O INFORMATION COMMONS NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS: INCENTIVO À PESQUISA E À INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E SOCIAL
Data
2019-05-24Autor
Nalin Ferreira da Silveira
Lizandra Brasil Estabel
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho apresenta como problema de pesquisa: como os recursos do Information Commons podem ser aplicados pelas bibliotecas universitárias de Instituições de Ensino Públicas Federais para o desenvolvimento científico e social através do suporte à pesquisa e a inovação pela comunidade acadêmica e para a sociedade? A partir deste problema, adota-se como objetivo geral verificar as possibilidades de utilização dos recursos do Information Commons nas bibliotecas universitárias de Instituições Públicas Federais através do suporte à pesquisa e à inovação para o desenvolvimento científico e social da comunidade acadêmica e da sociedade. O referencial teórico aborda as questões: inclusão e exclusão digital na Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem, Teoria histórico-cultural de Vygotsky e os novos usuários da biblioteca universitária, a função social da biblioteca universitária e o conceito de Information Commons. A pesquisa é qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, baseada em Estudo de Caso, o instrumento para coleta de dados é a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa são cinco bibliotecas universitárias de universidades públicas federais, que se aproximam do conceito de Information Commons. A partir dos recursos e serviços encontrados, como produto desta dissertação, serão criados um site para registro e disseminação destas iniciativas.