O DESAFIO DA INCLUSÃO POR MEIO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: MAPEAMENTO DE ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
Data
2019-05-26Autor
Marli Dias de Souza Pinto
Genilson Geraldo
Salete Cecilia de Souza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A biblioteca tem que contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, conforme definiu a IFLA, deste modo fez se um recorte especificamente para tratar do objetivo global n. 4 sobre “Educação de qualidade - buscando assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” e, como lócus de estudo as bibliotecas universitárias de Instituições Federais de Educação Superior (IFES). Objetivamente buscou-se identificar e analisar as tecnologias assistivas, disponibilizadas no site das bibliotecas universitárias, bem como a produção cientifica constante da Base de dados da Ciência da Informação (BRAPCI) de 2010 a 2018 sobre tecnologias assistivas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica que teve como amostra sete bibliotecas universitárias de IFES brasileiras. Conclui-se que as evidências apontam que este estudo pode e deve ser aprofundado, mas foi possível compreender que a acessibilidade por meio de tecnologias assistivas estão em processo de desenvolvimento o que colabora com a implementação da ODS 4 no Brasil, portanto para gerar inclusão.