dc.description.abstract | O crescimento exponencial da educação a distância tem impulsionado instituições de ensino superior e empresas de soluções educacionais a repensarem o formato de criação, seleção e disponibilização dos conteúdos em seus ambientes virtuais de aprendizagem. O papel do professor tem sofrido modificações, e novas competências voltadas para a área de tecnologias da informação e comunicação tornaram-se uma exigência para a sua atuação. Diante desse cenário, a ciência da informação e todo o histórico relevante de contribuições do conceito de curadoria surgem como uma possibilidade de resposta para o problema que assola as instituições de ensino superior, que é o de terem certeza de estarem oferecendo um conteúdo de qualidade. Tal problema intensifica-se, pois nem sempre os conteúdos utilizados na educação a distância são eficazes, uma vez que são adaptados de outras modalidades de ensino e não existe um modelo de referência de qualidade conciso e estruturado para a sua criação/seleção. O objetivo deste trabalho, que se apresenta no momento como uma proposta de tese, é desenvolver um modelo de referência de qualidade de curadoria de conteúdo para contextos de aprendizagem no ensino superior − modalidade a distância. Os procedimentos metodológicos deste estudo envolvem a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação com abordagem qualitativa, utilizando técnicas de pesquisa como questionários e entrevistas estruturadas. Levantar requisitos e entender premissas básicas que permeiam a criação/seleção de conteúdo com base em objetivos, competências e objetos de aprendizagem é algo fundamental a fim de disseminar discussões e análises necessárias para a construção do modelo de referência de qualidade aqui proposto. Os resultados deste estudo buscam, por meio do modelo de referência de qualidade: instrumentalizar curadores sobre as possibilidades de organização e, principalmente, de armazenamento de informação e conhecimento de maneira eficaz e propositiva; direcionar adequadamente a produção e a transposição de conhecimento para o formato digital; e apresentar métodos que garantam a efetiva atualização do conteúdo. Além disso, visa a disseminar uma nova possibilidade de atuação profissional para os docentes por meio do papel de curadores. | |