dc.contributor.author | Byanca Neumann Salerno | |
dc.contributor.author | Rafaela Wille de Aguiar | |
dc.contributor.author | Maria do Carmo Duarte Freitas | |
dc.creator | Universidade Federal do Paraná | |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T11:33:59Z | |
dc.date.available | 2024-11-13T11:33:59Z | |
dc.date.issued | 2019-05-24 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/92333 | |
dc.description.abstract | O uso de metodologias ativas tem sido estimulado na Educação a Distância por colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem e por desenvolver determinadas competências requeridas pelo mercado de trabalho. Nesse contexto, a Gestão do Conhecimento facilita a melhoria do processo de aprendizagem por meio do mapeamento do desenvolvimento de competências. Esta pesquisa objetiva verificar se as estratégias e metodologia ativa baseada em projetos em uma disciplina totalmente à distância da Universidade Federal do Paraná promoveram o desenvolvimento das competências previstas em sua ementa. Para isso, utilizou-se o estudo de caso apoiado por pesquisa bibliográfica e documental, observação participante não estruturada e aplicação de questionário semiaberto com os estudantes. Os resultados mostram que as estratégias e a metodologia ativa baseada em projetos contribuíram para o desenvolvimento das competências previstas, ainda que seu estágio tenha variado. Conclui que a Gestão do Conhecimento favorece a melhoria do processo de aprendizagem por permitir mapear os erros e acertos do processo. | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.relation.ispartof | II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (2019) | |
dc.subject | Educação a Distância | |
dc.subject | Metodologias Ativas | |
dc.subject | Gestão do Conhecimento; | |
dc.title | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA GESTÃO DO CONHECIMENTO | |
dc.type | Artigo | |
dc.identifier.ocs | 1527 | |