PROMOÇÃO DE INICIATIVAS DE ARQUIVAMENTO DA WEB: UM ESTUDO A PARTIR DA REDE DE PÚBLICOS ESTRATÉGICOS DA UFRGS
Resumo
Descreve o contexto do fenômeno conhecido por arquivamento da web e o microambiente relacional de iniciativas implantadas por duas organizações universitárias no exterior - Universidade de Columbia e a Universidade de Harvard. Como problema central apresenta “Como se configura a potencial rede de públicos estratégicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), visando a promover iniciativas de arquivamento da web no âmbito acadêmico?”, tendo em conta o ambiente relacional projetado a partir dos Órgãos da Administração Superior da Universidade e seu Programa de Pós-graduação em Comunicação. Tratou-se de uma pesquisa exploratório-descritiva desenvolvida por meio de pesquisas bibliográfica, documental e análise de conteúdo. As fontes das informações foram os documentos oficiais das universidades, como também seus websites. O entendimento sobre públicos ocorreu a partir dos enfoques da conceituação lógica, do poder e da comunicação. O estudo concluiu que os atores organizacionais exercem influência em diferentes níveis dentro das estruturas institucionais, cada um conforme suas responsabilidades, e que o sistema comunicacional denota papel importante para a efetividade das iniciativas. Alguns públicos mapeados agem na criação de coleções, como também podem vir a ser potenciais usuários dos arquivos web formados. Essas coleções são concebidas por várias organizações coletoras, que não apenas as entidades macropromotoras das iniciativas. Quanto maior a quantidade de coleções arquivadas, maior a rede de públicos envolvidos na promoção da tecnologia. O escopo de coleta das iniciativas varia conforme os interesses de cada organização coletora, apresentando coleções com diferentes classificações: institucional, regional, nacional, internacional, por fato e evento. Elas preservam tanto a história organizacional de suas entidades, como também promovem o ensino, a pesquisa e a extensão de suas comunidades.