INTERFACES INTERDISCIPLINARES DOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Resumo
Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa apresentado e aprovado na seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para ingresso em 2019. A Interdisciplinaridade se mostra como uma possibilidade complementar na formação de profissionais. A pergunta norteadora da pesquisa é se existe alguma evidência interdisciplinar entre os cursos de Biblioteconomia, Ciências da Computação e Sistemas de Informação, uma vez que estas possuem em sua estrutura curricular a tecnologia e a informação. O objetivo é investigar se e como ocorre a interdisciplinaridade entre os cursos de Biblioteconomia, Ciências da Computação e Sistemas de Informação da UFSC, por meio de embasamentos teóricos e na análise dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) de cada curso. O projeto de pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo da Educação Superior e Formação Profissional. O tema será desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia, Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Com relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do ponto de vista de seus objetivos, será uma pesquisa descritiva e utilizará como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental. O principal resultado deste projeto será a identificação de práticas interdisciplinares entre a Ciência da Informações e outros campos científicos. Espera-se estabelecer um panorama descritivo dos pontos em comum entre as áreas de Biblioteconomia, Ciências da Computação e Sistemas de Informação, no intuito de aproximá-las e potencializar um diálogo entre elas, especialmente no que se refere à formação profissional.