Diversidade em foco : análise de uma unidade temática para aprendizes do nível B1 de Libras
Resumo
Resumo : Este estudo tem como objetivo realizar uma análise de uma unidade temática (UT) desenvolvida para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) destinada a aprendizes do nível B1. Além disso, busca investigar a eficácia do material didático elaborado para essa unidade temática. Para alcançar esse propósito, este trabalho se fundamenta nas cinco habilidades linguísticas propostas por Leffa (2007) para examinar as etapas de produção de material didático no ensino de línguas, e nas considerações de Sousa et al. (2020) sobre o Quadro de Referência da Libras como L2 (QRLL2). Dois questionamentos foram abordados durante a análise do material: o material está adequado ao nível em análise? E, em segundo lugar, o material desenvolve o conteúdo proposto? Para atender a esses questionamentos, foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa do tipo observacional, utilizando procedimentos de estudo bibliográfico e documental (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Os dados foram obtidos da UT denominada "Diversidade" e foram analisados à luz das cinco habilidades linguísticas (compreensão, leitura, interação, produção e escrita) indicadas no QRLL2 para o nível B1. Os resultados obtidos indicam que a UT contribuiu para o desenvolvimento das habilidades de compreensão e interação. No entanto, para estar em conformidade com as recomendações do QRLL2, seria necessário incluir mais tarefas relacionadas à leitura, escrita e produção. Em conclusão, este estudo aponta para a possibilidade de que a UT "Diversidade" possa servir como um parâmetro para a elaboração de novas unidades temáticas destinadas aos aprendizes do nível B1 de Libras Abstract : This study aims to carry out an analysis of a thematic unit (TU) developed for teaching Brazilian Sign Language (Libras) aimed at learners at level B1. Furthermore, it seeks to investigate the effectiveness of the teaching material prepared for this thematic unit. To achieve this purpose, this work is based on the five linguistic skills proposed by Leffa (2007) to examine the stages of producing teaching material in language teaching, and on the considerations of Sousa et al. (2020) on the Libras Reference Framework as L2 (QRLL2). Two questions were addressed during the analysis of the material: is the material suitable for the level under analysis? And, secondly, does the material develop the proposed content? To answer these questions, a qualitative methodological approach of the observational type was adopted, using bibliographic and documentary study procedures (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). The data were obtained from the UT called "Diversity" and were analyzed in light of the five linguistic skills (comprehension, reading, interaction, production and writing) indicated in QRLL2 for level B1. The results obtained indicate that UT contributed to the development of understanding and interaction skills. However, to comply with QRLL2 recommendations, it would be necessary to include more tasks related to reading, writing and production. In conclusion, this study points to the possibility that the UT "Diversity" can serve as a parameter for the development of new thematic units aimed at learners at the B1 level of Libras
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- Letras Libras [86]